A execução é definitiva, quando fundada em sentença transitada em julgado ou em título extrajudicial; é provisória, quando a sentença for impugnada mediante recurso, recebido só no efeito devolutivo”.
Transitada em julgado a decisão exeqüenda, a execução provisória se converte em definitiva, cabendo ao julgador simplesmente constatar tal ocorrência e determinar que se faça a devida anotação junto à distribuição do feito.
Execução provisória é fundada em título executivo judicial provisório, isto é, a decisão judicial que pode ser modificada ou anulada em razão da pendência de um recurso interposto contra ela. ... A única forma apta a gerar a execução provisória é a interposição do recurso cabível, não recebido no efeito suspensivo.
Havendo recurso pendente de julgamento, pode haver a reforma ou anulação do título executivo judicial, razão pela qual o cumprimento de sentença será provisório. Logo, cumprimento provisório de sentença é a execução cabível na pendência de recurso sem efeito suspensivo.
Fica então nítida a distinção entre a execução definitiva, que é baseada em decisão, ou sentença já transitada em julgado e a provisória que ocorre quando da interposição de recurso que não caiba efeito suspensivo.
29 curiosidades que você vai gostar
No caso da execução provisória, o titulo executivo judicial ainda não é definitivo, portanto passível de modificação em decorrência de decisão superveniente, o inicio dos atos de constrição não dependem do inadimplemento da obrigação já que o "devedor" ainda não está obrigado ao adimplemento compulsório da obrigação, ...
A execução da sentença trabalhista pode ser provisória (art. 899 da CLT)- em caso de decisões das quais não tenha havido recurso com efeito suspensivo -, ou definitiva - condicionada ao trânsito em julgado do título executivo judicial (art. 879 da CLT).
O “cumprimento provisório de sentença” é a execução fundada em título provisório/decisão exequenda ainda não transitada em julgado pendente de julgamento de recurso recebido sem efeito suspensivo. O procedimento se desenvolve “da mesma forma que o cumprimento definitivo”, conforme preceitua o caput do art. 520 do CPC.
É possível a execução provisória da astreintes, devendo a quantia ser depositada em juízo, podendo ser levantada após o trânsito em julgado da sentença favorável à parte, nos termos do art. 537 , § 3º do Código de Processo Civil de 2015 .
Como é conhecida a 2 fase do modernismo?
Quando Mário Quintana morreu e nasceu?
Como falar com a Ouvidoria alelo?
Pode comer no local de trabalho?
Quais as hipóteses de cabimento do recurso adesivo?
Quem exerce função de sujeito?
Pode beber água da torneira no Rio de Janeiro?
Como funciona o estágio probatório?
Quais são os tipos de linfócitos Te suas características?
Como saber se passei no concurso do Banco do Brasil?
São exemplos de direitos fundamentais difusos?
Qual é a área em m2 do terreno?