Use um movimento de torção para separar a concha superior da inferior. Você deve sentir a dobradiça abrir quando torcer a faca. Passe a lâmina pela parte superior da concha. Leve a lâmina mais perto do topo da concha quanto possível e passe-a pela dobradiça até o outro lado da ostra.
Quando precisa se alimentar, a ostra abre as conchas e suga a água para dela retirar seus nutrientes (plâncton, algas e alimentos diversos em suspensão) que ficam presos no seu muco e de lá são transportados até a boca.
Se você ainda não tem muita prática use um pano para segurar as ostras, assim fica mais difícil elas escorregarem e você evita acidentes. Segure a ostra com o lado (valva) mais curvo para baixo, assim você preserva o saboroso líquido do seu interior. Introduza a faca na região do Umbo (dobradiça).
Como abrir:Com um abridor de moluscos, segure a vieira de barriga para baixo com um pano para dar firmeza.Com cuidado, coloque a faca entre as conchas e gire de um lado para o outro até conseguir entrar com ela.Entre com a faca, para a concha ficar mais fácil de abrir.
Seu sabor delicado, “de mar”, lembra o gosto da carne de lagosta quando cozida no vapor, segundo o chef Alain Uzan, do restaurante Ville Du Vin. “Todos os temperos que uso na vieira complementam sua sutileza, e não pode ser nada muito forte para não ofuscar seu sabor”, completa o chef.
23 curiosidades que você vai gostar
"As conchas são retiradas da água com o auxílio de uma colher ou com as mãos e lavadas em água corrente. Em seguida, são colocadas em uma panela com água fervente. Vai se formar uma espuma na superfície da panela, que deve ser retirada com a escumadeira.
Você deve sentir a dobradiça abrir quando torcer a faca. Passe a lâmina pela parte superior da concha. Leve a lâmina mais perto do topo da concha quanto possível e passe-a pela dobradiça até o outro lado da ostra.
Que seja para usar cruas ou cozidas, as ostras devem ser vivas. Uma ostra com a concha aberta está morta e deve ser descartada. Uma maneira segura de verificar se as ostras estão vivas, é bater duas ostras uma contra outra. O barulho deve ser igual ao de bater duas pedras.
"Pode causar problemas de gastroenterite, vômito, febre, uma infecção intestinal grave”, alerta a pesquisadora. Para não correr riscos, a recomendação é comer as ostras sempre cozidas.
– A melhor maneira de conservar as ostras vivas, é coloca-las num recipiente, com a concha inferior para baixo, cobri-las com um pano molhado e colocar sobre o ele uma tampa de modo que impeça a abertura da válvula superior e guarda-las em lugar fresco.
Há quem prefira mastigar o corpo do molusco e há quem o engula inteiro — nenhum jeito é preferível ao outro, mas diz-se que mastigar a ostra faz com que ela libere mais sabor. Não tenha medo de levar a concha à boca — isso não fere a etiqueta.
Retirar a pérola de seu organismo não mata a ostra. Quando devolvida a seu ambiente ela pode, inclusive, fabricar outro exemplar da pedra preciosa.
A ostra tem uma forma curiosa de se defender. Quando um parasita invade seu corpo, ela libera uma substância chamada madrepérola, que se cristaliza sobre o invasor impedindo-o de se reproduzir. Depois de cerca de três anos esse material vira uma pérola.
É o chamado manto – tecido parecido com a pele, envolvendo as partes vitais do animal – que secreta as substâncias formadoras das quatro camadas da concha. O principal componente é o carbonato de cálcio, extraído da água do oceano. Há também elementos orgânicos, como proteínas, produzidos pelo próprio animal.
Ao contrário do que pensa a maioria, a ostra sobrevive por um longo período, se devidamente bem acondicionada, em suas conchas fechadas – aliás, a concha rigorosamente fechada significa que ela está bem viva..
Verdade que, como foi dito, as ostras podem viver até 12 dias fora do mar.
“As ostras comerciais, que produzem as pérolas, vivem, em média, de 50 a 100 anos.
Para limpar as ostras não use uma faca normal, são muito finas e podem quebrar, ao invés disso, use uma faca especial para abrir frutos do mar. Limpe a ostra com água fria e não a vire depois de aberta porque perderia seu suco.
Faça um pequeno furo na parte superior da concha com a faca de cozinha. A ostra é capaz de formar um vácuo na concha, então você precisa fazer um buraco para aliviar a tensão, em vez de tentar arrancá-la.
Ostras. Quando se fala em alimentos que aumentam a libido, a ostra é sempre lembrada. Além de ser afrodisíaca, ela aumenta a produção de testosterona e reduz a de prolactina, hormônio que está ligado à impotência sexual. Tudo isso graças às boas quantidades de zinco presentes no alimento.
Após cerca de cinco minutos de fervura, a maioria das conchas estará aberta. As que não abrirem estarão estragadas e deverão ser descartadas." É preciso tomar cuidado na hora da compra. "Se o produto estiver com cheiro de ovo, enxofre ou amônia não deve ser adquirido.
Passo a passo para limpar os vôngolesMergulhe os moluscos bivalves dentro da bacia ou tigela com a água a 50ºC e deixe-os de molho por cerca de 10 a 20 minutos.Eles começam a mostrar suas carinhas. É nessa hora que expelem a areia.
Descongelamento: dividir em porções menores também ajuda no processo de descongelamento, que, idealmente, deve ser feito dentro da geladeira, algumas horas antes do preparo.
Quais são os tipos de exames Parasitologicos?
Qual é a principal matéria prima na produção de biscoito?
O que é o arrependimento eficaz?
Quantas turbinas Eolicas existem no Brasil?
Que sentimento o eu lírico expressa na canção boiada?
Qual a voz mais aguda do canto lírico?
Como apagar fotos da galeria e manter no Google Fotos?
Qual o objetivo da traqueostomia?
Quais regimes já teve no Brasil?
Quantas sessões para clarear a virilha?
O que é pecado venial segundo a Bíblia?
Quais são os principais princípios ergonômicos?
Quais pães são realmente integrais?
De quem é o susanoo mais poderoso?