■ As mais populares desse gênero é a Spathoglottis plicata e a orquídea-grapete. Por serem orquídeas da terra, estas plantas são cultivadas diretamente no solo, sem muitas exigências, sendo este fértil.
Para orquídeas Epífitas, as plantas podem ser plantadas em vasos (ideal que sejam furados para o arejamento radicular) ou amarradas a tocos, placas ou em árvores. As rupícolas devem ser plantas em vasos. As terrestres em vasos ou diretamente no chão (jardim) .
Orquídeas Cattleya, Phalaenopsis e Paphiopedilum estão entre as mais fáceis de plantar e são recomendadas para a maioria dos jardineiros iniciantes e cultivadores de orquídeas.
O substrato é o material utilizado para acomodar as orquídeas no vaso. Você pode utilizar musgo seco, chip ou fibra de coco, mistura de casca de pinus com carvão e até pedriscos. Todas elas podem ser usadas como substrato, mas é bom que sejam trocadas de tempos em tempos.
Confira os principais substratos para orquídeas:Fibra de coco: – Processados e comercializados por empresas; ... Musgo: – Retirado dos leitos dos rios o que causa impacto ambiental e pode causar extinção; ... Carvão vegetal: – Proveniente da carbonização de madeira; ... Casca de pinus: – É o substrato mais usado; ... Casca de árvores:
17 curiosidades que você vai gostar
Confira como cuidar de orquídea para a sua planta crescer e florescer de forma bonita e vistosa:Coloque cascalhos no fundo do vaso para facilitar a drenagem da água;Não deixe a planta ultrapassar o limite do vaso.Complete o vaso com nó de pinho ou placa de madeira;
O processo é simples: compre o adubo NPK 10-10-10 ou NPK 18-18-18 que você encontrar na loja especializada ou na floricultura. Dilua o pó na seguinte proporção: 1 colher de sopa para 1 litro de água. Uma vez por mês, regue a sua orquídea com essa água cheia de nutrientes!
Se quiser cultivar a planta em vaso de plástico – pode até usar o mesmo em que ela veio, desde que bem desinfetado com água sanitária –, faça alguns furos nas laterais para que as raízes possam respirar e o excesso de umidade não prejudique sua orquídea. Os furos precisam ter pelo menos 1 cm cada.
Adubo balanceado tipo NPK 20-20-20 é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato.
Substrato é tudo aquilo que é utilizado para substituir a terra por um rápido período de tempo, pois são feitos de produtos inertes ou que não possuem liberação de nutrientes, são materiais porosos e nao retém umidade. ... A maioria dos vasos de plantas comercializados são desenvolvidos em substratos.
Existem inúmeros substratos que podem ser utilizados para aclimatização de orquídeas, como: a casca de pínus, fibra de coco, pó de coco, fibra de piaçava, casca de ar- roz carbonizada, vermiculita, carvão, isopor entre outros.
A orquídea é uma planta que gosta de sol, mas que deve evitar exageros. Por isso, vale deixá-la em uma janela que tenha uma boa entrada de claridade. Elas tendem a preferir o sol da manhã, e o recomendado é trabalhar com luminosidade indireta durante a tarde, quando está mais quente.
Posso plantar a orquídea Phalaenopsis na terra? Ih, Luciana, melhor não. Esse gênero de orquídeas é epífito – o nome que se dá a todas as plantas que crescem em cima das árvores, como avencas e samambaias, por exemplo.
A terra vegetal é basicamente a primeira camada do solo misturada com restos de matéria orgânica, como folhas, caules e cascas. Já o substrato confere sustentação à planta, retém água e ajuda na síntese de nutrientes.
A proporção dos ingredientes segue as seguintes medidas: 84-85% de húmus de minhoca, obtido da vermicompostagem do esterco de curral, 15% de fino de carvão e 1-2% de torta-de-manona.
Hoje, é possível encontrar substrato para plantas de diversas espécies, como orquídeas, suculentas, cactos, entre outras!
À substância inicial, que é transformada na reação catalisada pela enzima, dá-se o nome de SUBSTRATO. O mecanismo de ação é praticamente o mesmo para todas as enzimas: a enzima forma um complexo com o substrato, a reação desenvolve-se e obtém-se o (s) produto (s).
O substrato - ou, se preferir, a terra preparada - serve de suporte para fixar as plantas e suas raízes. Enquanto que o adubo fornece os nutrientes necessários para manter as plantas e flores saudáveis. São várias opções no mercado, que vão desde os mais tradicionais, até os orgânicos.
Um excelente truque para fazer suas orquídeas florescerem novamente é dar-lhes adubo líquido a cada 15 dias. Ele deve ser muito rico em fósforo e potássio. Você deve saber porém, que durante o período de floração é necessário suspender o uso do fertilizante e diminuir a freqüência com que você molha suas orquídeas.
- Mantê-las em local ventilado e bem iluminado; - Regar uma vez por semana, mergulhando o vaso em um balde com água e deixar escorrer todo excesso; - Uma vez por mês, colocar na terra uma colher de café de adubo orgânico (mistura de 50% de torta de mamona e 50% de farinha de osso).
Como ganhar dinheiro montando um pequeno negócio?
Como montar um salão de beleza simples e barato?
Como montar uma antena para televisão?
O que fazer para tinta spray não descascar?
Como vedar telhas de cerâmica?
Como fazer uma arte para WhatsApp?
Como fixar palestrante no Zoom?
Como se monta uma arara de roupas?
Qual o investimento para montar uma agropecuária?
Como criar uma associação de moradores de um bairro?
Onde encontro o filme Megatubarão?
Como montar um slide de apresentação pessoal?
Como estruturar uma apresentação de Slides?
Como montar uma loja de auto peças com pouco dinheiro?