Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, literatura popular em verso, ou simplesmente cordel, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. ... As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos.
Os cordéis datam desde a segunda metade do século XIX no país. A xilogravura se associa ao cordel, pois era a técnica utilizada para a apresentação das ilustrações que acompanhavam os folhetos de cordel.
11 X 15 cm Invariavelmente, todos os trabalhos que tratam da literatura de cordel nordestina fazem referência ao seu aspecto material. O folheto é uma brochura medindo cerca de 11 X 15 cm, com 8, 16, 32, 48 ou 64 páginas, nelas impressa a poesia popular de estrutura definida e temas variados 3, normalmente com capas ilustradas.
Linguagem coloquial (informal); Uso de humor, ironia e sarcasmo; Temas diversos: folclore brasileiro, religiosos, profanos, políticos, episódios históricos, realidade social, etc.; Presença de rimas, métrica e oralidade.
Suas imagens são feitas através da xilogravura. Este é um gênero literário popular, que existe em outros países além do Brasil. O nome literatura de cordel tem origem na forma como esses folhetos são vendidos, eles normalmente são pendurados em barbantes, cordas ou cordéis.
Qual signo não se dá bem com Peixes?
Quais os elementos estruturantes de uma sentença?
O que fazer com uma pessoa fria?
Onde está o Antonov 225 agora?
Para que serve uma mesa digitalizadora?
Como cuidar da quaresmeira roxa?
Quanto tempo dura canja de galinha na geladeira?
Por que na Índia eles não comem carne bovina?
Pode misturar Vanish com sabão em pó?
Quais são os tipos de empreendedores que existem?