Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, literatura popular em verso, ou simplesmente cordel, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. ... As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos.
Os cordéis datam desde a segunda metade do século XIX no país. A xilogravura se associa ao cordel, pois era a técnica utilizada para a apresentação das ilustrações que acompanhavam os folhetos de cordel.
11 X 15 cm Invariavelmente, todos os trabalhos que tratam da literatura de cordel nordestina fazem referência ao seu aspecto material. O folheto é uma brochura medindo cerca de 11 X 15 cm, com 8, 16, 32, 48 ou 64 páginas, nelas impressa a poesia popular de estrutura definida e temas variados 3, normalmente com capas ilustradas.
Linguagem coloquial (informal); Uso de humor, ironia e sarcasmo; Temas diversos: folclore brasileiro, religiosos, profanos, políticos, episódios históricos, realidade social, etc.; Presença de rimas, métrica e oralidade.
Suas imagens são feitas através da xilogravura. Este é um gênero literário popular, que existe em outros países além do Brasil. O nome literatura de cordel tem origem na forma como esses folhetos são vendidos, eles normalmente são pendurados em barbantes, cordas ou cordéis.
O que é cisto atrás do joelho?
Como fazer uma baia para Potro?
Como curar Gonorreias feminina com remédio caseiro?
Como cuidar de uma estrela-do-mar?
Como tratar parafimose no cachorro?
O que quer dizer tirar o Bozo?
Como aumentar a pressão do cachorro?
Como ser motorista da Braspress?
Como escreve Alessandro em português?
O que causa cisto nas cordas vocais?
O que significa a palavra em Inglês Broken?
Como escrever anti-inflamatório na nova ortografia?
Como se escreve auto acolhimento?
Porque não comprar um Aircross?