Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, literatura popular em verso, ou simplesmente cordel, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. ... As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos.
Os cordéis datam desde a segunda metade do século XIX no país. A xilogravura se associa ao cordel, pois era a técnica utilizada para a apresentação das ilustrações que acompanhavam os folhetos de cordel.
11 X 15 cm Invariavelmente, todos os trabalhos que tratam da literatura de cordel nordestina fazem referência ao seu aspecto material. O folheto é uma brochura medindo cerca de 11 X 15 cm, com 8, 16, 32, 48 ou 64 páginas, nelas impressa a poesia popular de estrutura definida e temas variados 3, normalmente com capas ilustradas.
Linguagem coloquial (informal); Uso de humor, ironia e sarcasmo; Temas diversos: folclore brasileiro, religiosos, profanos, políticos, episódios históricos, realidade social, etc.; Presença de rimas, métrica e oralidade.
Suas imagens são feitas através da xilogravura. Este é um gênero literário popular, que existe em outros países além do Brasil. O nome literatura de cordel tem origem na forma como esses folhetos são vendidos, eles normalmente são pendurados em barbantes, cordas ou cordéis.
Quando a mãe morre a herança fica para quem?
Qual configuração para rodar MIR4?
Qual a medida da mala de 23kg Air Europa?
Quais alterações podem ocorrer na paisagem?
Como posso substituir a vitamina B12 da carne?
Qual o benefício do leite com Nescau?
Para que serve estanho em fio?
O que é bom para matar bicheira de cachorro?
Qual é a diferença entre MRU e MRUV?
Qual a segunda maior cidade do Paraná?
Quem é o homem da Meia-noite na Umbanda?
Como funciona energia solar fotovoltaica conectada à rede?
Para que serve o relatório de não conformidade?
Quais são as estratégias corporativas de crescimento?
Onde está na Bíblia Ensina a criança no caminho que deve andar?
Quando a troponina indica infarto?