Os filhos de Xangô normalmente são muito fortes, com uma quantidade de gordura corporal em geral mais alta, com uma constituição e estrutura óssea suportando o físico avantajado. Além deles, há os que são mais magros com muita elegância. Eles costumam possuir autoestima elevada e energia muito positiva.
A mulher que é filha de Xangô, pode ter forte tendência à falta de elegância. Não que não saiba reconhecer roupas bonitas - tem, graças à vaidade intrínseca do tipo, especial fascínio por indumentárias requintadas e caras, sabendo muito bem distinguir o que é melhor em cada caso.
Quem é filho de Xangô não suporta injustiças, não aceitam cruzar os braços para aquilo que consideram errado, correm atrás do que é certo e não se dão por vencidos até conseguir. Comprar uma briga para fazer valer a sua justiça, se for necessário.
É tanta a aversão de Xangô pela morte que ele se afasta de seu filho, mal ele caia doente. É chamado de leopardo dos olhos faiscantes, de fogo ou de dragão faiscante. Em alguns mitos ele usa Kabelo transado e se veste de saia vermelha e búzios. Detesta mentirosos, adora argolas de ouro e põem fogo pela boca.
Xangô é a divindade da justiça, dos raios e do trovão. Representado pelo elemento fogo e pelas cores marrom e vermelho, ele também simboliza o equilíbrio e as realizações. Rei da cidade de Oyó, o orixá justiceiro castiga os mentirosos, os ladrões e nada fica impune aos seus olhos.
20 curiosidades que você vai gostar
Para saber se você é filho de Xangô, a primeira opção é jogar nos búzios, no qual se verifica quais são seus Orixás no Candomblé. Além disso, a outra alternativa é ir a um médium, para que, com o apoio de alguma entidade, ele consiga verificar quais são os Orixás que te acompanham, na Umbanda.
Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca. Quando fora rei, segundo a lenda, Xangô não poupava esforço para conquistar outros territórios para o seu poderoso reino.
Xangô, sem dar ouvidos a ninguém, foi embora da cidade. Ele não suportou tanta dor e injustiça, retirando-se para um lugar afastado, para acabar com sua vida. O rei enforcou-se numa gameleira. Oiá, quando soube da morte de seu marido, chorou copiosamente, formando o rio Niger.
Meu Pai Xangô, tu que és defensor da justiça de Deus e dos homens, dos vivos e dos além da morte, tu, com tua machadinha de ouro, defende-me das injustiças, acobertando-me das mazelas, das dívidas, dos perseguidores mal-intencionados. Protege-me meu glorioso São Judas Tadeu, Pai Xangô na umbanda.
Quanto tempo leva para germinar a chicória?
Como foi o surgimento da água?
Onde o hidrogênio foi descoberto?
Como plantar a semente do capim buffel?
Como foi desenvolvido o Braille?
Como plantar sementes de Andropolo?
Como plantar bromélia Porto Seguro?
Quem criou o Orçamento Participativo?
Onde foi gravado a série Hebe?
Como Tales desenvolveu o Teorema de Tales?
O que foi a Primeira República e quais as suas duas subdivisões?
Quem foi o primeiro presidente eleito por voto popular no Brasil?
Quanto tempo demorou a construção da Terceira Ponte?
Como criar duas contas no mesmo celular?