As células T podem exercer sua função através da citotoxicidade mediada por células CD8+ ou através da secreção de citocinas que vão ativar macrófagos para destruir os agentes intracelulares.
A resposta imunológica adquirida a microrganismos que residem nos fagossomos dos fagócitos é mediada por linfócitos TCD4 efetores, denominados de células Th1, que reconhecem os antígenos microbianos e ativam os fagócitos a destruir os microrganismos ingeridos.
Em resumo, os fagócitos reconhecem microrganismos através de receptores capazes de ligar moléculas presentes na superfície de microrganismos. Dentre estes receptores, temos os receptores para manose, receptores semelhantes ao Toll e receptores para opsoninas.
Algumas bactérias, tais como clamídias, Chlamydophila spp e riquétsias, são patógenos intracelulares obrigatórios (capazes de crescer, reproduzir-se e causar doença somente no interior das células do hospedeiro).
Os neutrófilos têm ação microbicida fundamental contra bactérias; os macrófagos são células importantes na defesa contra agentes intracelulares (protozoários e bactérias intracelulares); e os eosinófilos, não tanto pela atividade fagocítica, mas pela atividade citotóxica contra helmintos.
A principal resposta imunológica contra bactérias intracelulares é o recrutamento e ativação de fagócitos mediados por células T. As células T CD4+ se diferenciam em células efetoras Th1 pelo estímulo da IL-12, produzida por macrófagos e células dendríticas.
Os neutrófilos e os macrófagos possuem receptores, que são moléculas de proteínas, para reconhecer inúmeros antígenos e microorganismos. Enquanto as células NK, também possuem estes receptores, mas reconhecem as células com alterações (tumorais) ou com infecções virais.
Conjunto de medidas utilizadas para impedir a entrada de microrganismos em local que não os contenha. ANTISSEPSIA Conjunto de medidas utilizadas para inibir o crescimento de microrganismos ou removê- los de um determinado local. CONTROLE
Controle de microrganismos Controle de microrganismos CONTROLE DE MICRORGANISMOS FUNDAMENTOS DO CONTROLE MICROBIANO MORTE DE UM MICRORGANISMO CONTROLE - DEFINIÇÕES CONTROLE - AGENTES FÍSICOS CONTROLE - AGENTES QUÍMICOS MECANISMOS DE DESTRUIÇÃO DAS CÉLULAS MICROBIANAS VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM A ATIVIDADE DE ANTIMICROBIANOS QUIMIOTERAPIA
Frequentemente, a resposta imune não consegue eliminar os microrganismos causadores da infecção, porém consegue controlá-los, deixando-os latentes no organismo do hospedeiro. A latência é característica de infecções causadas por vários tipos de vírus e por algumas bactérias intracelulares.
A sobrevivência e o grau de patogenicidade dos microrganismos podem ser definidos pelo poder destes de escapar ou resistir aos mecanismos da imunidade do hospedeiro. Dessa forma, o desenvolvimento de uma infecção é geralmente determinada por este combate entre a resposta imune e o microrganismo.
Como atualizar o cadastro do CPF pela internet?
Como faço pra vender perfumes rápidos?
Como cancelar pedido de troca da Netshoes?
Qual a melhor planta para ambiente fechado?
Precisa de receita médica para comprar Sibutramina?
Como motivar o aluno nas aulas remotas?
O que pode substituir a coqueteleira?
Onde foi criado o baixo elétrico?
Quando surgiu o capitalismo financeiro ou monopolista?
Como foi criado o Código de Ética?
Quem fundou o Estado de Sergipe?