O dente é formado por 3 camadas: esmalte, dentina e polpa. Todos nós passamos por duas dentições. A primeira dentição se inicia já por volta dos 6 meses de idade. Ela é formada por 20 dentes, os “dentes de leite”, que começam a cair, naturalmente, a partir dos 6 anos de idade.
Os primeiros dentes decíduos aparecem na cavidade bucal entre 4 e 10 meses de idade, estando a primeira dentição completa por volta do 30º mês de vida.
A troca dos dentes de leite para os dentes permanentes inicia por volta dos seis anos de idade, formando ao longo dos anos, uma arcada dentária comporta por 32 dentes, que formam dois arcos dentais formados por dentes incisivos, dois caninos, quatro pré-molares e seis molares.
Segunda dentição (ou dentição permanente). A partir dos 6 ou 7 anos de idade, começam a surgir os dentes permanentes. O rompimento começa pelos primeiros molares, que se situam junto aos segundos molares temporários.
Amelogênese, ou formação do esmalte, ocorre após a formação da dentina, através de células conhecidas como ameloblastos. O esmalte dentário humano recebe um incremento de aproximadamente 4 μm diários, iniciando pelo local das futuras cúspides, no terceiro ou quarto mês de gravidez.
Dente permanente é a denominação dada ao dente que sucede a dentição decídua (ou dentes de leite). Um ser humano adulto possui normalmente 32 dentes: 16 na mandíbula (inferior) e 16 na maxila (superior).
Estes incluem quatro incisivos centrais, quatro incisivos laterais, oito premolars, quatro caninos, e oito molares. O último dos dentes permanentes é os terceiros molares ou os dentes de sabedoria que começam a aparecer entre idades 17 e 21 anos.
Cada grupo de dentes, tem sua fase de desenvolvimento. Em uma radiografia panorâmica, podemos observar num paciente, várias fases de desenvolvimento (odontogênese.
A lâmina dental é a primeira constatação da formação de um dente. Ela se separa em duas lâminas vestibular, que dará origem ao fundo de sulco vestibular e a lâmina dentária, que dará origem ao elemento dentário. A fase de botão também é chamada de fase de broto.
Os outros dentes permanente, no total de 8, que não possuem os antecessores de leite, são os molares permanentes, eles também possuem o saco dentário, ou folículo dentário onde se realiza o desenvolvimento do dente - a odontogênese. A erupção deles também é estimulada pela mastigação. Cada grupo de dentes, tem sua fase de desenvolvimento.
Pelos dentes serem extremamente pequenos, os profissionais da odontologia chamam eles de dentes microdonicos ou microdões. A macrodontia é uma disfunção na formação do dente. Essa alteração faz com que o dente tenha um tamanho maior que o normal. Dessa forma, é possível ver a olho nu o tamanho anormal do dente.
Como descobrir quem é o proprietário de um imóvel?
Quais as vantagens do uso de sapatas como fundação?
Qual é o tamanho padrão de um terreno?
Pode levar desodorante Roll-on no avião?
Quem escolhe a redução do aviso prévio?
O que são fósseis e por que eles são evidências da evolução?
Quando usar fios Absorviveis e Inabsorviveis?
Qual a utilidade da opção Mostrar tudo?
Quais são as 3 famílias mais ricas do mundo?
Por que não se usa mais o termo Terceiro Mundo?
Quais são as etapas para o sucesso?
Como formatar o cabeçalho no Excel?
Qual a importância da sentença para o processo penal?
Pode comer cogumelo todos os dias?
Quais as principais dificuldades do autista?