A classificação dos psicofármacos utilizada atualmente para o tratamento dos transtornos mentais se divide em: ansiolíticos e hipnóticos, antidepressivos, antipsicóticos e estabilizadores do humor (CORDAS; MORENO, 2008).
Medicamentos psiquiátricos para depressão
O presente capítulo apresenta os principais psicofármacos em uso na atualidade: ansiolíticos e hipnóticos, antidepressivos, antipsicóticos ou Page 3 neurolépticos e estabilizadores do humor; suas indicações e contra-indicações; efeitos colaterais e mecanismos de ação, oferecendo ainda diretrizes para o seu uso nas ...
Um neurotransmissor pode ser definido como um mensageiro químico que é liberado pelos neurônios. Essa molécula garante que a informação seja levada a uma célula receptora. Os neurotransmissores são importantes moléculas produzidas e liberadas por neurônios, encontradas geralmente em vesículas pré-sinápticas neuronais.
Os psicofármacos são indicados no tratamento de muitas doenças, tais como a depressão, a esquizofrenia, dependências químicas, quadros de ansiedade, Transtorno obsessivo compulsivo, transtorno bipolar, entre outros.
Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.
Ansiolíticos mais usados
Com base na classificação farmacológica, esses fármacos são divididos em sedativos ansiolíticos, antipsicóticos (neurolépticos), antidepressivos, liberadores indiretos de catecolaminas, psicodislépticos ou alucinógenos, metabólitos do SNC e antagonistas da serotonina.
Os medicamentos psicotrópicos, psicofármacos ou fármacos psicoativos, são um grupo de substâncias químicas que atuam sobre o sistema nervoso central, afetando ...
São exemplos destes fármacos as benzodiazepinas (como o diazepam, o alprazolam e o lorazepam, entre outros). – Os Antipsicóticos São fármacos que além de serem eficazes no controlo dos sintomas das psicoses (como delírios e alucinações), possuem outros efeitos que justificam a sua utilização em situações bem definidas pelo médico.
Desta forma, incluem nesta classe os fármacos que deprimem ou estimulam seletivamente as ações do SNC, que devido a tais propriedades, fizeram reduzir de forma considerável o número de internações em hospitais psiquiátricos.
Porque a descarga tem dois botões?
O que significa quando o aparelho é homologado pela Anatel?
Qual o valor de uma terapia de regressão?
Qual a finalidade da câmara hiperbárica?
Como usar tinta automotiva com rolo?
Qual é a hierarquia das normas brasileiras?
Como pintar fruta em pano de prato?
Quanto tempo dura a fila de espera do Caixa Tem?
Quais são os tipos de hibridização do carbono?
Como pintar garrafa transparente por dentro?
Quanto custa para hipotecar um imóvel?
Como protocolar petição no Eproc RJ?
O que determina a emissão de papel moeda?
Qual a melhor tinta para pintar garrafa de vidro?
Que tipo de tinta se usa para pintar vidro?