Estes tipos de pigmentos podem ser classificados pela sua origem: Pigmentos Orgânicos Naturais; Pigmentos Orgânicos Sintéticos.
São eles o β-caroteno, a zeaxantina, a cantaxantina e a astaxantina. Os flavonóides englobam uma classe muito importante de pigmentos natu- rais encontrados com grande frequência na natureza, unicamente em vegetais.
Os corantes podem ser classificados quanto à origem, sendo aqueles extraídos de matérias primas encontrados na natureza (origem animal ou vegetal), chamados de corantes naturais. Os demais podem ser chamados de corantes artificiais (BRASIL, 1977).
Pelo Colour Index, os corantes e pigmentos podem ser classificados em 26 tipos, segundo os critérios das classes químicas, e em 20 tipos, além de algumas subdivisões, do ponto de vista das aplicações. Na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), estão classificados nas posições 3204; 3205; 32.
Os diferentes tipos de pigmentos fotossintéticos apresentam estruturas diferentes, captando radiações de diferente comprimento de onda, o que justifica a coloração diferente. O padrão de absorção de cada tipo de pigmento é denominado espetro de absorção.
Pigmento é a designação dada para a substância que possue cor própria e que têm origem, composição química e significado biológico diversos. Pigmentação é o processo de formação ou acúmulo, normal ou patológico, de pigmentos em certos locais do organismo. As pigmentações são divididas em duas classes: Pigmentações Exógena ...
Os pigmentos são geralmente dispersos em veículos ou substratos para a aplicação, como por exemplo no fabrico ou tintas, tintas, plásticos ou outros materiais poliméricos. Pigmentos retêm um cristal ou estrutura de partículas durante todo o processo de coloração.
Pigmentos Orgânicos Sintéticos. Origem vegetal – Exemplo: Rosa Madder, extraído da planta Rubia Tinctorum.