Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.
Chatos ou achatados – finos, em forma de lâmina. Por exemplo, ossos do crânio, costelas e externo; Irregulares – não podem ser inseridos nos grupos anteriores. Por exemplo, vértebras e ossos da face.
Os ossos são classificados quanto ao seu formato e segundo a predominância de umas de suas dimensões (comprimento, largura ou espessura) sobre as outras duas. Assim temos as seguintes classificações: Ossos longos onde o comprimento é maior que a largura e espessura. São longos, espessos e tubulares.
A cabeça é formada por 22 ossos sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).
Os ossos longos são aqueles nos quais o comprimento excede a largura e a espessura, como o úmero, rádio e ulna no membro superior, e o fêmur, tíbia, fíbula no membro inferior.
A fíbula, perónio ou perônio é um osso longo da perna no corpo humano, possui predominância na largura e na espessura. É dividida morfologicamente em cabeça, corpo e maléolo lateral.
Classificação dos ossos do corpo humano O sistema esquelético do ser humano é formado por 206 ossos classificados de acordo com o formato e a localização. Pela forma, os ossos são classificados em cinco principais tipos: longos , curtos , planos , irregulares e sesamoides .
São ossos formados por tecido esponjoso, cuja superfície possui um fino revestimento de tecido compacto. O formato desses ossos é parecido com um cubo, já que comprimento, altura e largura são praticamente iguais. Exemplos: Ossos do punho (carpo) e ossos do tornozelo (tarso).
São ossos de estrutura complexa e com composição variável de tecido ósseo esponjoso e tecido ósseo compacto. Exemplos: Vértebras e calcâneo. São ossos cujo diâmetro pode variar de milímetros a centímetros quando se desenvolvem em determinados tendões do corpo, conferindo proteção as regiões que suportam atritos, tensão e estresse físico.
Já os ossos irregulares apresentam uma forma complexa, ou seja, possuem vários outros formatos em relação aos que já foram ditos aqui. Não corresponde a nenhuma forma geométrica conhecida. Exemplos marcantes são as vértebras, mandíbula e o osso temporal.
Porque tem que ferver a água antes de beber?
Qual o melhor esporte para o corpo?
Quanto tempo depois de uma gravidez ectopica posso engravidar novamente?
Quanto tempo durou o regime militar no brasil?
Como melhorar o pH da água para beber?
Qual o tempo de secagem da tinta poliéster?
O bebe pode ir a praia com quantos meses?
Qual foi o primeiro fungicida utilizado?
Como baixar destaques do Instagram de outra pessoa no PC?
Qual é a doutrina da igreja Bola de Neve?
Qual era a expectativa de vida do brasileiro em 2017?
O que está incluso no das do MEI?
Como saber se o coração está funcionando bem?