Existem diversos tipos de bicos para pulverização, mas os principais são o leque ― cuja distribuição do líquido, conforme o nome sugere, se dá como um leque ― e o cônico, que tem padrão circular.
Vamos começar pelos tipos de bicos pulverizadores?Bico tipo leque: para aplicação de herbicidas. ... Bico de Impacto: para herbicidas, fungicidas e inseticidas. ... Bico Cone vazio: para área com grande massa foliar. ... Bico Cone Cheio: para área com grande massa foliar. ... Bico com injeção de ar: ideal para plantas eretas.
A escolha do bico depende de fatores associados à prática da aplicação como: o ciclo da planta, o tipo de doença, praga ou planta daninha, as temperaturas, vento e umidade naquele momento, do tipo de equipamento pulverizador e tamanho da área a ser aplicada.
Tipos de bicos: Tipo leque: São usados para aplicação de herbicidas em área total. Operam melhor a pressão de 2 a 4 bar;Cuidados para aumentar vida útil: Limpeza; Pressão; ... Tamanho de gotas. Fator-chave para escolha de bicos: ... Pressão do pulverizador: Operar sempre na intermediaria.Pulverização adequada: Bicos idênticos;
Essas pontas são identificadas por uma série de números, por exemplo, 11002, isso quer dizer que 110 é o ângulo de abertura do leque e 02 identifica a vazão da ponta.
18 curiosidades que você vai gostar
A ponta de pulverização é o principal componente da aplicação hidráulica. É importante definir a sua característica, uma vez que esta influencia de maneira direta a qualidade da deposição da calda (Miller & Elis, 2000).
A principal diferença entre um e outro é a distribuição do volume. O leque plano padrão é o bico mais utilizado em equipamentos de pulverização de barra. Tem como principal característica a necessidade do cruzamento dos jatos para a perfeita uniformização da distribuição do produto.
Existem diversos tipos de bicos para pulverização, mas os principais são o leque ― cuja distribuição do líquido, conforme o nome sugere, se dá como um leque ― e o cônico, que tem padrão circular.
Tamanho e uniformidade das gotas produzidas
Pontas mais técnicas e de melhor qualidade conseguem também maior uniformidade no tamanho das gotas produzidas, o que também é muito importante.
Para aplicações de herbicida de contato, onde a cobertura precisa ser maior, é recomendada a utilização de gotas grossas a medias, desta forma é possível ter a cobertura adequada com diminuição da deriva. Na figura 2 é possível observar o espectro de gotas da ponta de pulverização TTJ60-11002VP na pressão de 3 bar.
O bico recomendado para a aplicação de inseticidas residuais é o marcado “8002” ( o que significa um ângulo de 80° e um gasto de 0,2 Usgal/min = 0,76 l/min). Também chamado de jato plano contínuo, promove uma distribuição constante ao longo da faixa de deposição.
Tipos de adjuvantes Os adjuvantes são substâncias adicionadas à formulação herbicida ou à calda herbicida para aumentar a eficiência do produto ou modificar determinadas propriedades da solução, visando facilitar a aplicação ou minimizar possíveis problemas.
Impacto. O bico de impacto foi desenvolvido para operar em escalas de pressão que variam entre 15 e 90 psi. É amplamente utilizado para aplicação de fungicidas, herbicidas e inseticidas.
Tipos de gotas na pulverizaçãoPara melhorar a cobertura dos alvos. Gotas menores (muito finas, finas ou médias) ou maior volume de calda.Para menor volume e manter a cobertura. Gotas mais finas.Para maior volume e manter a cobertura. Gotas maiores.Para pragas e doenças de baixeiro. Gotas menores e maior volume da calda.
Pulverização: processo físico-mecânico de transformação de uma substância líquida em partículas ou gotas. Aplicação: Deposição de gotas sobre um alvo desejado, com tamanho e densidade adequadas ao objetivo proposto. Regular: ajustar os componentes da máquina às características da cultura e produtos a serem utilizados.
“O bico desempenha um importante papel na aplicação dos defensivos como: define volume de calda, a cobertura correta, o potencial do risco de ocorrer deriva ou não, a deposição do defensivo agrícola no local onde se deseja, isto é, onde está o alvo e determina o tamanho da gota.
As pontas cônicas são recomendadas principalmente para pulverização de fungicidas e inseticidas de contato e sistêmico, por conta da sua característica ser gotas finas e muito finas, que garantem maior cobertura e penetração no alvo desejado.
Segundo WOMAC et al. (1999), os fatores que influenciam o espectro de gotas produzidas por determinada ponta de pulverização são: vazão nominal, ângulo de descarga, pressão de operação, propriedades da calda e tipo de ponta de pulverização. O volume de calda é um dos parâmetros fundamentais para o sucesso da aplicação.
Os Bico de pulverização cerâmico Magnojet Defletor (MDC) também conhecidos com TK cerâmico tipo defletor, são pontas hidráulicas recomendadas para aplicação em faixa. Uma vez que possuem características de um bom perfil de distribuição e cobertura da área aplicada.
Como regra geral, eles costumam conter os seguintes componentes:tanque ou reservatório onde a calda fica armazenada;bomba;agitador mecânico ou hidráulico;filtros;manômetro;regulador de pressão;mangueiras;conjunto de acionamento;
Dentre as vantagens do uso das pontas de indução de ar, destaca-se o menor risco de deriva, baseando-se no tamanho e na massa das gotas.
Situações com altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar podem representar uma situação de risco para a aplicação de alguns herbicidas. Nessa situação, pode ocorrer evaporação mais rápida da água, diminuindo o tamanho da gota e aumentando a concentração do produto.
“O tamanho inadequado da gota possibilita a ocorrência de deriva, que é a não chegada do produto no alvo, ou seja, o produto que já foi comprado pelo produtor não irá atuar no alvo desejado. Assim, o controle fica prejudicado, o que impactará na redução da produtividade.
Os tipos de adjuvantes são divididos em dois grandes grupos, os surfactantes e os aditivos. Os surfactantes são responsáveis por alterar as propriedades relacionadas a superfície do líquido, por exemplo, reduzir a tensão superficial. Os aditivos, por sua vez, podem aumentar a absorção do defensivo.
Adjuvante — Substância adicionada a uma vacina para potencializar a resposta imunológica ao antígeno. O adjuvante mais frequentemente utilizado é o hidróxido de alumínio, porém, outras substâncias têm sido usadas à base de esqualeno.
Como morreu Pedro I da Rússia?
Quem matou Cristina de português?
Quando morreu a cantora Kaoma?
Quais são as principais consequências da poluição por derramamento de petróleo?
Quem é a mãe de Hela filha de Odin?
É considerado vento forte a partir de quantos quilômetros?
Como Washington Luís perdeu o poder?
Como morreu Luís XIV de Franca?
Qual a influência do surrealismo na literatura?
Como o urso pode ser classificado de acordo com sua alimentação?
Quem comando o Morro do Dendê?
Como os glóbulos brancos defendem o nosso organismo?
O que aconteceu com Maria Leopoldina?
Como tirar o coletor com unha grande?
O que preciso para montar uma cerâmica?
Como tirar cutícula de unha sem tirar bife?
Como o tabagismo afeta o desenvolvimento Embrionario e fetal?