A diferença entre a voz ativa e a voz passiva é que na voz ativa o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo e na voz passiva o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo. Frase na voz ativa: O menino comeu o iogurte.
Na voz ativa, o sujeito pratica a ação. Exemplo: O menino tirou a foto. Na frase acima, “o menino” é o sujeito que pratica a ação de tirar a foto.
Voz passiva analítica
Normalmente, é usado o verbo ser como verbo auxiliar. Como verbo principal pode ser usado qualquer verbo transitivo, que aceite complementos. A voz passiva analítica é construída da seguinte forma: Sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva.
Voz ativa. A voz ativa ocorre quando o enunciado evidencia que o sujeito pratica a ação (também chamado de sujeito agente). Nesse caso, o sujeito é aquele que executa, de modo ativo, a ação ocorrida no enunciado, portanto, o agente fica em evidência.
Voz passiva é uma construção sintática em que um objeto direto passa a ocupar a posição de sujeito, ou seja, é a maneira de como o verbo se expressa em relação ao sujeito, que no caso da passiva, ele sofre a ação. O bolo foi comprado pelos funcionários. A casa da mãe foi reformada pelo filho.
16 curiosidades que você vai gostar
Não fazer nada, não fazer menção de agir para resolver algum problema.
Nas orações indicativas de voz passiva, o sujeito sofre ou recebe a ação. Exemplo: O desenho foi feito pela menina. Na frase acima, "o desenho" é o sujeito que sofre/recebe a ação de ser feito.
A voz passiva pode ser formada por dois processos: analítico e sintético. Constrói-se da seguinte maneira: Verbo SER + particípio do verbo principal. Por exemplo: A escola será pintada.
3 resposta(s)
A testemunha é interrogada. As testemunhas foram interrogadas pelo delegado.
Na frase ativa o sujeito é o agente da ação verbal. Na passiva, o sujeito da frase sofre a ação verbal.
Conforme foi dito anteriormente, uma boa maneira de evitar o uso da voz passiva, é fazendo uso da voz ativa, afinal ela é muito mais direta e permite que o leitor compreenda a mensagem com muito mais facilidade.
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
Vozes verbais: voz ativa
Na voz ativa o sujeito é o agente da oração, ou seja, a ação do verbo da oração é praticada pelo sujeito. Exemplos: Os alunos alugaram os livros. Ele alugou a casa de verão.
A principal característica da voz reflexiva é que o sujeito gramatical é ao mesmo tempo o agente e o paciente da ação, ou seja, o sujeito gramatical ao mesmo tempo pratica e sofre a ação verbal. Eu me penteio sempre antes de sair de casa. Ele se cortou com a tesoura.
Voz ativa: O diretor lê os e-mails todos os dias. Voz passiva analítica: Os e-mails são lidos pelo diretor todos os dias.
Confira abaixo algumas frases na voz ativa que foram passadas para a voz passiva.
A voz passiva é utilizada para demonstrar interesse pela pessoa ou objeto que sofre uma ação, ao invés da pessoa ou objeto que realiza a ação. Em outras palavras, a coisa ou pessoa mais importante passa a ser o sujeito da oração.
As vozes do verbo indicam se o sujeito gramatical é o agente ou o paciente da ação verbal, ou seja, se pratica ou se sofre a ação. Existem três vozes verbais no português: ativa, passiva e reflexiva. ... Voz passiva: O menino foi visto por mim. Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho.
Significado de Voz
Capacidade de falar; fala: perdeu a voz durante o discurso. [Música] Parte vocal de uma composição musical: melodia em três vozes.
Questão 2. (TRT – RJ) “Tudo isso pode ser comprovado por qualquer cidadão”. A forma ativa dessa mesma frase é: a) Qualquer cidadão pode comprovar tudo isso.
A voz passiva analítica é formada por um verbo auxiliar SER e eventualmente, outro verbo auxiliar, o particípio de um verbo transitivo, uma preposição e o agente da passiva. Exemplo: O trabalho (sujeito paciente) foi (verbo auxiliar) feito (verbo no particípio) por (preposição) ele (agente da passiva)
Na voz passiva, o sujeito é paciente, ou seja, recebe a ação expressa pelo verbo. O praticante da ação é classificado como agente da passiva. Admitem transposição de voz passiva somente verbo transitivo direto e bitransitivos.
O verbo de uma oração está na voz passiva quando a ação é sofrida pelo sujeito, que não é o mesmo que pratica a ação verbal.
já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”. Esse porquê tem como particularidade nunca ser acentuado; e.
Como funciona o seguro fiança para alugar um apartamento?
Como se chama a mistura de coreano com brasileiro?
Como se chama um filho adotivo?
Como se separa as sílabas da palavra constrói?
Como se chama o doce de leite na Argentina?
O que se deve vender em uma sorveteria?
Como ser prestador de serviços Allianz?
Como funciona audiência trabalhista online?
Como funciona a compra de uma carta de crédito contemplada?
Qual a pressão do turbo do Up TSI?
Como funciona o cheque da caixa?
Como organizar um chá de panela virtual?
Como funciona o arrendamento de caminhão?