Os artrópodes são classificados em três subfilos, sendo eles: Crustacea, Chelicerata e Uniramia. O Filo Arthropoda abriga os animais mais abundantes do planeta. Eles apresentam, como característica principal, o corpo articulado; coberto por esqueleto externo (exoesqueleto).
Subfilo Uniramia → grupo de organismo com corpo subdividido em cabeça, tórax e abdome, um par de antenas e três pares de patas localizadas no tórax. Exemplo: formigas, moscas, baratas, abelhas, libélulas etc. ... Organismos diplópodes (animais herbívoros) → com cabeça e tronco segmentado, dois pares de patas por segmento.
De acordo com evidências morfológicas e moleculares, podemos classificar os artrópodes em três linhagens diferentes: quelicerados, miriápodes e pancrustáceos. No grupo dos quelicerados, destacam-se os aracnídeos, que formam a maior parte dos quelicerados modernos. Nos miriápodes, temos os quilópodes e diplópodes.
Subfilo Chelicerata
Subfilo Chelicerata → animais com corpo dividido em cefalotórax e abdome, sem antenas e quatro pares de membros locomotores localizados no cefalotórax, possuem quelícera (apêndice bucal adaptado ao hábito nutricional – captura de presas).
Eles apresentam simetria bilateral, o corpo é segmentado, as suas extremidades são articuladas, além de contarem com um exoesqueleto quitinoso e resistente, que lhes confere proteção. Esses animais estão classificados em cinco grupos: insetos, crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes.
Eles apresentam, como característica principal, o corpo articulado; coberto por esqueleto externo (exoesqueleto). Tal estrutura sofre trocas periódicas (muda ou écdise), secretadas pela epiderme do animal. Além dessas características, os artrópodes são os únicos invertebrados que podem apresentar asas.
Esses artrópodes habitam ambientes marinhos e de água doce e são representados por: siris, pulgas d’água, camarões, caranguejos e lagostas. Aracnídeos - possuem três pares de patas, não têm antenas e são dotados de quelíceras (ferrões) e palpos (órgão sensoriais).
Crustáceos - possuem geralmente cinco pares de patas, dois pares de antenas e corpo segmentado em cefalotórax e abdome. Esses artrópodes habitam ambientes marinhos e de água doce e são representados por: siris, pulgas d’água, camarões, caranguejos e lagostas.
Os artrópodes se reproduzem de forma assexuada, ou seja, com gametas que maioria das vezes possuem sexos separados. A maior parte desses animais realiza fecundação interna, mas alguns deles, como crustáceos, realizam fecundação externa.
Como ver cálculo de pena no seeu?
Quantas vezes posso remarcar perícia INSS?
Como retirar o banho de gel da unha?
Como remover a conta Google de fábrica do celular?
Como funciona o Conselho Monetário Nacional?
É possível usar o Messenger com o Face desativado?
Qual o estado do Brasil que ficou sem energia?
Quanto tempo para religar o gás?
Como funciona o sistema tributário nos Estados Unidos?
Como usar o Limpa radiador Koube?
Como funciona o sistema judiciário americano?
Qual é a origem da filosofia ocidental?
Em que situações um nervo pode se regenerar?