Como funciona O DIU de cobre libera pequenas quantidades de cobre no útero, o que provoca alterações no endométrio, impedindo à implantação do óvulo no útero, além de também interferir no tempo de sobrevivência do espermatozoide.
Se isso acontecer (sentir dor ou a presença do dispositivo), é recomendado que o contato sexual seja interrompido e se procure o ginecologista para verificar se o DIU está corretamente posicionado.
Olá. Após a inserção do DIU, você deverá fazer um ultrassom para avaliar o posicionamento do DIU. Se esse ultrassom mostrar que o DIU está dentro da cavidade uterina e acima do orifício interno do colo uterino, ele está bem posicionado.
Em alguns casos este procedimento pode causar dor e desconforto leve no momento do pinçamento do colo uterino. O DIU deve ser inserido 7 dias após o primeiro dia da menstruação. É possível que o dispositivo provoque alguma dor ou desconforto durante as primeiras semanas de utilização.
O DIU pode ser expulso em menos de 1% dos casos, ou seja, é bem pouco comum. Se o DIU for expulso, ele provavelmente sairá pela vagina e você vai perceber. De qualquer forma é importante realizar um acompanhamento regular com o médico que inseriu o dispositivo.