A vacina inativada contém o vírus inativado por agentes químicos ou físico. Já as vacinas de subunidades são fragmentos do vírus (antígenos) purificados.
As vacinas são agentes imunizadores fabricados a partir de antígenos inativos ou atenuados, (incapazes de provocar doenças) que provocam a estimulação do nosso sistema imune.
Em imunizantes desse tipo, o vírus é inativado, ou seja, morto, com o uso de substâncias químicas, irradiação ou calor, e se torna incapaz de causar infecção ou efeitos patológicos nas pessoas. O resultado são vacinas mais estáveis, fáceis de transportar e armazenar, e que provocam um baixo número de efeitos adversos.
Assim, as vacinas contêm antígenos incapazes de provocar a doença, mas capazes de induzir o nosso organismo a produzir anticorpos, Dessa forma, se o indivíduo, depois de vacinado, entrar em contato com esses microrganismos, o corpo já terá anticorpos suficientes para sua defesa.
As vacinas virais podem ser classificadas como atenuadas, inativadas ou de subunidades. As vacinas atenuadas contêm agentes infecciosos vivos, mas enfraquecidos. Já as vacinas inativadas e de subunidades usam agentes mortos ou apenas partículas deles.
28 curiosidades que você vai gostar
Exemplos destas vacinasFiocruz/Oxford/AstraZeneca — utiliza adenovírus de chimpanzéCanSino — utiliza adenovírus humano 5 (Ad5)Janssen/Johnson & Johnson — utiliza adenovírus humano 26 – (Ad26)
Nesse último caso, o antígeno é conhecido como imunógeno. Como exemplo de antígenos, podemos citar os vírus, as bactérias e até mesmo partículas desencadeadoras de alergias. Os anticorpos, por sua vez, são glicoproteínas (proteínas que apresentam oligossacarídeos ligados) conhecidas como imunoglobulinas (Ig).
Antígeno e Anticorpo
O sistema imunológico responde ao antígeno produzindo uma substância chamada de anticorpo, que é específica para aquele antígeno. O anticorpo tem a função de eliminar os antígenos. A reação entre o antígeno e o anticorpo segue o modelo chave-fechadura, devido à sua especificidade.
Os antígenos são geralmente moléculas desconhecidas no organismo. Moléculas que se destacam de células estranhas, tais como bactérias, fungos, protozoários ou mesmo de vírus podem ser consideradas antígenos. As toxinas liberadas pelas bactérias também são exemplos de substâncias que podem ligar-se a anticorpos.
Qual a rosa mais valiosa do mundo?
O que significa a gíria perna de pau?
O que fazer de almoço para criança de 3 anos?
Qual foi a primeira obra civil de concreto armado?
Qual a diferença entre anulação e revogação de um ato administrativo?
Como Sasuke e Sakura tiveram sarada?
O que dizer a uma pessoa que diz que te ama?
Qual foi o maior humorista de todos os tempos?
Qual o conceito de meio ambiente Segundo a Resolução Conama 306 2002?
Porque os Sheiks usam na cabeça?
Quanto tempo leva o álcool para sair do sangue?