Tipos de Folhas
Assim, podemos classificá-las em: Carnosa ou suculenta: folha grossa com reserva de água. Exemplo: Cactaceae em geral. Coriácea: mesófilo e epiderme mais espessa, mas não muito grossos, flexível, lembrando a consistência de couro.
Pilosa: a superfície apresenta-se revestida de tricomas, semelhantes a pelos; Lisa: apresenta o limbo liso; Rugosa: o limbo apresenta-se enrugado.
Filotaxia é o modo como as folhas estão arranjadas no caule. Existem três tipos básicos de filotaxia: oposta, verticilada e alternada. A filotaxia é oposta quando existem duas folhas por nó, inseridas em regiões opostas. Quando três ou mais folhas inserem-se no mesmo nó, a filotaxia é chamada verticilada.
As principais modificações foliares existentes são as brácteas, catafilos, cotilédones, espinhos, filódios e gavinhas. A folha é um órgão vegetal de formato normalmente laminar e que atua, principalmente, na captação de luz para a realização do processo de fotossíntese.
As formas típicas de folha das plantas vasculares são:
Classificação das Folhas Quando as folhas apresentam as três partes, elas são denominadas de completas. Algumas folhas, no entanto, são incompletas e podem apresentar apenas bainha e limbo (invaginantes), apenas limbo (sésseis) e apenas pecíolo (filódios).
As folhas possuem três estruturas diferentes:
Em botânica, chama-se limbo ou lâmina à parte principal da folha, que é normalmente laminar das folhas das plantas vasculares; caracteriza-se por ser uma superfície achatada e ampla, possibilitando maior área de captação de luz e CO2.
Cordiforme: apresenta a base mais larga, com reentrâncias, lembrando a forma de um coração; Folha cordiforme lembra a forma de um coração Elíptica: apresenta o comprimento duas vezes maior que a sua largura, sendo a região central do limbo a mais larga; Folha elíptica apresenta a região central mais larga
Por apresentar grande polimorfismo, podem ser classificadas de diversas formas: quanto à margem, posição do pecíolo, disposição das nervuras, disposição e número de folíolos, superfície, base, filotaxia, entre outras. Aqui detalharemos algumas dessas classificações. 1. Quanto aos tipos de limbo: Composta: o limbo é dividido em folíolos. 2.
O limbo é a parte laminar da folha. É nessa estrutura que encontramos os parênquimas clorofilianos e os estômatos. Além disso, o formato do limbo pode variar bastante. De acordo com o formato, elas recebem as seguintes classificações: São aquelas cujo limbo não está dividido.
As folhas possuem muitas diferenças entre elas e podem ser classificadas de várias maneiras. Vamos aprender como fazer isso? As folhas são órgãos que apresentam grande polimorfismo e por isso podem ser classificadas utilizando muitos critérios.
Como instalar fogão de embutir da Brastemp?
Como limitar caracteres no input HTML?
Como colocar saboneteira de vidro?
O que fazer quando o cesto da airfryer enferrujada?
Como colocar emulador de Super Nintendo no PSP?
Quantos amperes tem uma lampada de 60W?
Como deve ser a instalação de um gerador?
Como ligar o ventilador Mallory?
Como colocar um firewall na rede?
Como limitar uso de celular para crianças?
Como dar início a um portfólio?
Como limpar box de vidro muito sujo?
Como introduzir a multiplicação nos anos iniciais?
Como ligar display 7 segmentos anodo comum?
Como Jogar as expansões do The Witcher 3?
Qual o disjuntor para chuveiro 220?