No Bem Estar desta segunda-feira (24), a dermatologista Márcia Purceli e a alergista Ariana Yang explicaram que o ouro não é o causador do problema, mas sim o níquel, um metal que pode estar presente em bijuterias, óculos, relógios, botão de calças e até misturado no ouro.
Níquel x alergia
Então, quando em contato com a pele de pessoas suscetíveis, seu sistema imunológico se prepara para reagir, desencadeando problemas como a dermatite de contato. Os sintomas podem surgir algumas horas depois de utilizar o acessório ou, ainda, no longo prazo, depois de alguns contatos com o material.
O volume de níquel na composição também pode ser visto como um indicador de qualidade. Esse metal, que pode causar alergias na pele, provocando vermelhidão e coceira, está presente em bijuterias, óculos, relógios e até em botões de calças.
Alimentos ricos em níquelBebidas e suplementos vitamínicos com níquel, como chá e café;Alimentos enlatados;Frutas como banana, maçã e frutas cítricas;Peixes com alta concentração de níquel, como atum, arenque, marisco, salmão e cavala;Vegetais como cebola, alho e legumes de folhas verdes.
A alergia a ouro
Apesar de rara, a alergia pode causar uma dermatite de contato. Trata-se de uma erupção cutânea bastante comum, que ocorre principalmente em indivíduos com histórico de pele sensível, eczema, alergias ou dermatite atópica. Essas pessoas são mais propensas a esse tipo de lesão cutânea.
24 curiosidades que você vai gostar
Isso porque a camada dos metais nobres, como ouro ou ródio, é bem generosa. Portanto, após o banho, a peça pode ficar em contato com a pele que não dará alergia. A menos que a pessoa tenha outros tipos de alergias mais sérias. Então, o banho de ródio ou de ouro funciona como uma barreira entre o metal e a sua pele.
A alergia a metais manifesta-se com erupção cutânea, coceira, vesículas, vermelhidão e descamação. Cronicamente a pele pode tornar-se ressecada ou endurecida e com rachaduras. A dermatite ocorre na área da pele que esteve em contato com o metal, porém pode aparecer em outros locais do corpo.
Se houver infecção secundária por bactérias, o dermatologista pode receitar um antibiótico. Aos pacientes com alto nível de alergia ao níquel são orientados a evitar determinados alimentos processados e enlatados.
O níquel está presente em pequenas quantidades no ar, na água, nas plantas e nos alimentos, também em utensílios do nosso cotidiano, como moedas, baterias, bijuterias e acessórios. O Brasil está em décimo lugar em reservas de níquel, que é extraído principalmente de solos lateríticos e de minerais sulfetados.
Alimentos permitidos (que não contêm níquel)* Aspargo.* Vinho tinto.* Cúrcuma.* Pimenta.* Batata.* Cebola.* Tomate.* Cenoura.
Semijoias “níquel free” são peças que não levam níquel em seu processo de fabricação. Com isso, elas são consideradas antialérgicas, pois o fabricante retirou da composição do produto o principal causador de irritações na pele.
Esfregue o cotonete molhado contra o objeto de escolha por 30-60 segundos. Se a área úmida da ponta do cotonete transformar uma cor rosa clara em vermelho de morango, o teste é positivo e indica que o cobalto está presente. Se não houver mudança de cor, o teste é negativo e indica que não há níquel presente.
2. Semijoias sem níquel. Outra possibilidade está nas também já citadas semijoias “níquel free” que, diferentemente das joias, são produzidas a partir de camadas de metais (a base, a intermediária e o banho final com ródio ou ouro). Por isso, são igualmente conhecidas como joias folheadas.
A solução para quem tem alergia, ou até mesmo para quem quer evitar usar esse tipo de material, é investir em Joias, peças que são feitas com metais nobres, como o ouro 18k.
Aço Inox 304 e Aço Cirúrgico 316L
O aço inox 304 e o aço cirúrgico 316l não descascam, não escurecem, não causam alergias.
Todas as joias verdadeiras são consideradas brincos antialérgicos. Esses metais são extremamente nobres, por isso as chances de ter alergia com o uso deles é praticamente nula. Como sua composição é feita em sua maior parte de metais preciosos, a quantidade de metais que podem ocasionar problemas é sempre reduzida.
A liberação de íons de níquel pode causar reações de hipersensibilidade na cavidade oral, citotoxicidade e dermatite de contato em uma parcela da população, além de ter significativo potencial mutagênico e possivelmente carcinogênico.
Geralmente, no caso das bijuterias, o material mais comum relacionado ao aparecimento de alergia é o níquel. Isso porque ele pode se soltar da liga metálica e entrar em contato direto com a pele, causando a irritação. "Esse tipo de alergia demora para manifestar sintomas.
Pacientes com alergia e suspeita de dermatite de contato por metais devem procurar um dermatologista para o diagnóstico e tratamento correto. A base do tratamento dessa alergia é evitar o contato do metal com a pele, pois a cada novo contato as lesões da pele reaparecem.
Quem já sabe que tem alergia ao níquel ou é muito alérgico a metais de bijuterias, pode realizar um tratamento ortodôntico sem níquel e optar desde o início por peças mais seguras e confortáveis, como os aparelhos dentários transparentes.
Como tratar alergias causadas por bijuteria
Pode-se melhorar as lesões com medicações como hidratantes, anti-histamínicos, pomadas ou cremes com corticóides ou a base de tacrolimus e pimecrolimus.
Reações adversas e efeitos colaterais do Ferro
A manifestação de reações de hipersensibilidade (urticária, erupções cutâneas, pruridos, sensação de calor, rubor, taquicardia) também é muito rara, ocorrendo quase que exclusivamente em indivíduos reconhecidamente alérgicos aos sais de ferro.
Sintomas de rejeição e alergias ao titânioUrticária, uma condição que resulta em inchaços vermelhos na superfície da pele ou da gengiva.Eczema ou manchas secas e com coceira na pele ou no tecido gengival.Eritema, que causa vermelhidão nos tecidos ao redor do implante.Inchaço ou dor no local do implante.Perda óssea.
As reações alérgicas ao Titanio e Zirconia são raras, o mais comum são as alergias a metais como Berílio e Níquel que são utilizados em algumas ligas para confecção de próteses, normalmente pacientes alérgicos a esses metais apresentas sinais clinicos de contato como vermelhidão e coceira as bijuterias metálicas que ...
A ANVISA consideram hipoalergênicos os produtos que passaram por testes de sensibilização realizados em humanos em laboratórios especializados. São produtos com menores chances de causar alergia. No entanto não há garantias de que o produto não causará alergia em 100% das pessoas, já que cada um tem diferentes reações.
Quem estudou na Academia de Platão?
Como surgiu a prisão no Brasil?
Como surgiu a cidade de Trindade?
Como surgiram os primeiros reinos do Egito antigo?
Como surgiu o Natal e seus símbolos?
Quando surgiu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?
Como hidratar o cabelo orgânico cacheado?
Como guardar o tomate para não estragar?
Quanto tempo depois do silicone posso ficar sem sutiã?
Como posso manter meu negócio?
Como fazer uma loja de departamento?
Como montar um sistema de som em um carro?
Como manter uma alimentação saudável na correria do dia a dia?
Como resolver o cubo mágico 6?
O que colocar no geladinho para não cristalizar?