De modo geral, temos que: Daí podemos enunciar a propriedade fundamental das proporções: Em toda proporção, o produto dos meios é igual ao produto dos extremos.
O produto dos extremos é igual ao produto dos meios.
Isso significa que as igualdades a seguir, obtidas apenas reescrevendo as duas proporções apresentadas, são equivalentes. Além disso, também é possível trocar os membros de lugar em ambas as proporções, pois elas são igualdades.
Se duas razões (duas divisões) forem iguais, elas formarão uma proporção. Portanto, se a divisão entre “a” e “b” for igual à divisão entre “c” e “d”, dizemos que: Os termos “a” e “d” da proporção são denominados extremos, e os termos “b” e “c” são denominados meios.
Utilizando esses dados, a propriedade fundamental das proporções pode ser enunciada da seguinte maneira: O produto dos extremos é igual ao produto dos meios.
Escrevendo as frações irredutíveis, simplificando por 6 a primeira e por 8 a segunda, podemos verificar que elas representam frações proporcionais, pois possuem como resultado o mesmo valor: Como elas representam a mesma fração quando simplificadas, significa que elas são proporcionais.
17 curiosidades que você vai gostar
Números diretamente proporcionais
Dados os números a, b, c e d, e, f, dizemos que eles são diretamente proporcionais quando a igualdade entre as respectivas razões possuem o mesmo valor.
Para identificar grandezas proporcionais, procure montar uma proporção entre elas. Se for possível, elas serão proporcionais; caso contrário, não. Um bom exemplo para grandezas não proporcionais é a relação peso e altura.
Daí podemos enunciar a propriedade fundamental das proporções: Em toda proporção, o produto dos meios é igual ao produto dos extremos.
Mas além dessa, temos outras propriedades que podem nos ajudar muito a resolver problemas com proporções, são elas:a) Trocar os extremos. a = c ←→ d = c. b d b a. ... b) Trocar os meios. a = c ←→ a = b. b d c d. ... c) Inverter as duas razões. a = c ←→ c = d. b d a b. ... d) Trocar a posição das duas razões. a = c ←→ c = a. b d d b.
O que é desvio padrão no gráfico?
Foi dado continuidade sinônimo?
O que é probabilidade independente?
Quem semeia pouco pouco também?
Quais são os tipos de chaves seccionadoras?
Pode fazer lavagem nasal em bebê de 1 mês?
Quem determinou que a pressão diminui com o aumento da altitude?
Como está funcionando a Justiça do Trabalho?
O que quer dizer superior a 25 UI ml?
O que acontece se eu tomar um antidepressivo?
São exemplos de verbos defectivos precaver?