Sul: no frio do Sul sempre tem fogueiras, pinhão e quentão para aquecer a festa. Bandeirinhas coloridas enfeitam escolas e as casas que festejam. Além do quentão e pinhão, típicos do sul, tem doces de amendoim, milho, pipoca, cocada, canjica e arroz doce. E depois da quadrilha tem o casamento caipira!
Geralmente, o arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro ou bambu. Nos arraiais, acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos matutos.
Em que região do Brasil as festas juninas são mais comemoradas?
A festa junina na Região Norte começa em junho, mas os festejos em relação aos santos vão até dezembro, quando o calendário se encerra com o dia de São Benedito. Além disso, é comum que, nesses eventos, haja encenação de lendas locais, como a do boto que seduz mulheres à beira do rio.
Os colonizadores portugueses foram o povo que trouxe a festa junina para o Brasil. Isso ocorreu no século XVI, sendo essa uma herança cultural da nossa colonização. Em terras lusitanas, por conta da população ser muito católica, o hábito de comemorar as festas dedicadas aos santos já era comum durante o mês de junho.
As festas juninas nas regiões do Brasil são muito fartas em comidas típicas, especialmente feitas à base de milho e de amendoim. Por isso, é fácil encontrar no cardápio das barraquinhas o milho assado, o curau, a canjica, o amendoim torrado, o cuscuz e a pamonha.
Quem tem Policisto pode fazer cirurgia?
Como sair de uma depressão profunda sozinha?
Quais são os pilares da dinâmica?
Como provar lucros cessantes de autônomo?
Quando a pessoa se olha muito no espelho?
Qual é o melhor tipo de leitura?
Quais os tipos de cruzamentos mais utilizados em pecuária de corte?
Como rebater um laudo pericial?
Qual a classificação da receita por fontes de recursos?
Qual a maior dosagem do Rivotril?
Como desativar o antivírus do Gmail?
Quanto tempo dura um delineador líquido?
Quais as capacidades das geladeiras Brastemp?