A pneumonia costuma ser causada por bactérias ou vírus. A tuberculose é causada pelo bacilo da tuberculose. Ambas podem dar tosse, febre enluteis sintomas parecidos. A principal diferença é que a pneumonia é uma doença aguda, que leva a pessoa a procurar ajuda em alguns dias.
Os sinais de melhora incluem redução da dificuldade para respirar, melhora da falta de ar e diminuição da febre. Além disso, quando existe a produção de secreções, é possível observar a alteração da cor que vai passando de esverdeada, para amarela, esbranquiçada e, finalmente, transparente, até desaparecer.
A pneumonia costuma evoluir rapidamente, enquanto a tuberculose pode demorar até mesmo semanas para que o quadro piore e necessite de ajuda médica.
Recuperação esperada Uma pessoa com pneumonia usualmente começa a melhorar depois de 3 a 5 dias do tratamento antibiótico. A melhora se expressa por uma sensação de melhor estado geral, e redução dos sintomas como tosse e queda da temperatura.
A tuberculose é uma doença infeciosa que afeta principalmente os pulmões. Esta infecção pulmonar causa sintomas como febre, tosse, expetoração, perda de peso, dor no peito, entre outros, conforme veremos adiante com maior detalhe.
Enquanto a pneumonia pode ser provocada por diversas bactérias diferentes, além de fungos ou vírus, a tuberculose possui um único agente etiológico, que é o Mycobacterium tuberculosis, uma bactéria conhecida também como bacilo de Koch.
O que é tuberculose? A tuberculose é uma doença infeciosa que afeta principalmente os pulmões. Esta infecção pulmonar causa sintomas como febre, tosse, expetoração, perda de peso, dor no peito, entre outros, conforme veremos adiante com maior detalhe.
A pneumonia tuberculosa é uma forma clínica bem mais rara de TB pulmonar, em comparação com a forma gânglio-pulmonar. Dor torácica, febre alta e tosse estão entre os sintomas que podem estar presentes principalmente no início do quadro clínico, assemelhando-se bastante a uma pneumonia pneumocócica.
Saber identificar os sintomas da pneumonia é essencial, pois as chances de cura e possibilidades de tratamento estão diretamente relacionadas a um diagnóstico precoce da doença. Os principais sintomas de pneumonia são: Em idosos, é possível notar também confusão mental, sensação de fraqueza e mudança na pressão arterial.
No entanto, qualquer pessoa pode ficar com pneumonia, especialmente se tiver alguma alteração, como dificuldade para engolir, não conseguir eliminar o catarro ou ter o sistema imune enfraquecido, porque está em tratamento contra o câncer ou HIV, por exemplo.
Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, trazemos a abordagem diagnóstica da pneumonia. As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook Clinical Decision! Baixe grátis. Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta.
Se a sua pneumonia for grave ou se existirem doenças pulmonares subjacentes, pode haver dificuldade em respirar grave, a qual requer uma aparelhos respiratórios. A doença pode causar a formação de líquido no espaço entre as camadas de tecido que revestem os pulmões e a cavidade torácica.
Como tirar os antinutrientes dos grãos?
Quais cuidados de enfermagem na prevenção da infecção hospitalar?
Como aumentar a qualidade da impressão?
Como tirar fotos com a Instax Mini 8?
Como currículo deve ser pensado?
Como melhorar as notas com pestana?
Onde é produzido o dióxido de enxofre?
Como melhorar a terra do vaso?
Como o enfermeiro pode gerenciar o trabalho em equipe?
O que é o enredo de uma história?
Como eliminar as crostas do nariz?
O que diz a Bncc sobre o letramento matemático?
Como o profissional de enfermagem pode humanizar o cuidado ao paciente crítico?
Qual a importância do estudo da História e da Geografia?
Como o ensino a distância EAD pode contribuir para o futuro profissional dos jovens no nosso país?