- Considera-se entidade sem fins lucrativos a que não apresente "superávit" em suas contas ou, caso o apresente em determinado exercício, destine referido resultado, integralmente à manutenção e ao desenvolvimento dos seus objetivos sociais.
ASSOCIACOES SEM FINS LUCRATIVOS. Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos (sem finalidade de lucro). Exemplo: clubes, associações de moradores, servidores, etc. Não há, entre os associados, direitos e obrigações recíprocos.
No caso das associações, são necessários, basicamente: constituição feita por pessoas; ter (ou não) patrimônio inicial; finalidade livremente definida pelos associados; a deliberação entre os associados é livre; e sua criação ocorre por meio de assembleia, com transcrição em ata e elaboração de estatuto.
Portanto, são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que se formam pela reunião de pessoas em prol de um objetivo comum, sem interesse de dividir resultados financeiros entre elas. Toda a renda proveniente de suas atividades deve ser revertida para o cumprimento dos seus objetivos estatutários.
Associações são organizações sem fins lucrativos e entidades de direito privado que reúnem pessoas em favor de um bem comum em prol do bem estar, do social, da cultura, política, filantropia ou realização de processos produtivos de bens e/ou serviços coletivos.
No campo das obrigações fisco-legais, as associações precisam ter livro diário contábil impresso, encadernado e registrado em Cartório. Esta providência garante a isenção do pagamento de Imposto de Renda das associações e está prevista no Código Tributário Nacional.
É uma das formas mais amplamente conhecidas de associação. Geralmente, neste modelo os empresários fundam um grupo organizado com CNPJ e cobram uma mensalidade para cada associado. Conforme a lei, a associação pode gerar lucro, porém este lucro deve ser exclusivamente reinvestido para o desenvolvimento da mesma.
Uma associação sem fins lucrativos poderá ter diversos objetivos, tais como: a.associações de classe ou de representação de categoria profissional ou econômica; b.instituições religiosas ou voltadas para a disseminação de credos, cultos, etc.;
CNPJ - Registro de associação sem fins lucrativos. Estou fazendo para um conhecido que quer que eu faça para ele os registros junto a receita federal e demais órgão de uma associação. Acontece que a muitos anos não faço isto.
Ninguém poderá, no entanto, ser obri- gado ou coagido por qualquer meio a fazer parte de uma associação. O associativismo é uma forma de organização da sociedade civil, na qual os cidadãos se agrupam em torno de interesses comuns com objectivos de entre ajuda e cooperação sem fins lucrativos.
O registo permite criar uma associação de uma forma simples e rápida num só balcão. Ao registar uma associação vai receber a certidão do ato constitutivo da associação e dos estatutos, o código de acesso ao cartão eletrónico de pessoa coletiva e o número da Segurança Social da associação .
A partir de quantas semanas o bebe mexer?
Qual a primeira ultrassom da gestante?
Quanto custa para publicar um livro na editora Viseu?
Como saber se você está com depressão?
Quais são as competências técnicas?
Qual a vantagem de se ter um CNPJ?
Quanto tempo dura em média uma crise de enxaqueca?
O que significa sonhar com assado?
Com quantos graus a agua ferve?
Quais os tipos de metamorfose explique?
Quais são os sintomas de câncer no sistema Linfatico?
Qual melhor antibiótico para diarréia?
Qual é a renda da classe média brasileira?