Para diferenciar uma mistura de uma substância pura deve-se levar em conta as suas constantes físicas, como: ponto de ebulição (PE), ponto de fusão (PF), densidade e solubilidade. Assim, sabemos que as substâncias puras mantêm suas constantes durante as mudanças de estado, diferentemente das misturas.
1. Substâncias puras ou simplesmente substâncias: São aquelas constituídas somente por um tipo de constituinte (moléculas, átomos, íons, fórmulas unitárias etc.) e possuem pontos de fusão e ebulição constantes a uma dada pressão, além de densidade bem definida, em determinada pressão e temperatura.
A água é pura quando só contém moléculas H2O. Características da água pura: ponto de fusão (derrete, funde)= 0ºC e ponto de ebulição (ferve)= 100ºC, a 1 atmosfera de pressão e densidade = 1 g/cm3 (um grama de água ocupa um volume de 1 cm3). As substâncias puras são formadas por substâncias de um tipo só.
Substância pura, ou simplesmente substância, é qualquer material que apresenta as propriedades físicas definidas, determinadas e praticamente invariáveis nas mesmas condições de temperatura e pressão....O que é substância?
Misturas Eutéticas: se comportam como se fossem substâncias puras no processo de fusão, isto é, a temperatura mantém-se inalterada do início ao fim da fusão (PF constante). ... Os gráficos a seguir representam misturas com pontos de fusão e ebulição (PF e PE) constantes indicados pelo tracejado.
A expressão matemática que permite determinar o grau de pureza é: grau de pureza (%) = massa da substância pura x 100 / massa do material (substância pura + impurezas).
A água é pura quando só contém moléculas H2O. ... A água é considerada solvente universal porque dissolve a maioria das substâncias. Dissolver= formar solução ou formar uma mistura homogênea. Na solução aquosa, o solvente é a água, e o soluto (substância que está dissolvida) geralmente é um composto iônico.
De uma forma geral, as substâncias puras dificilmente são encontradas isoladas na natureza, sendo encontradas na forma de misturas, isto é, associadas às outras substâncias. Isso quer dizer que nós e quase tudo que está a nossa volta são exemplos de misturas das mais variadas substâncias puras.
Por exemplo: Na água pura, só há moléculas de H20. OBS: NÃO CONFUNDA SUBSTÂNCIA PURA COM SUBSTÂNCIA SIMPLES – Uma substância pura não está ligada à quantidade de elementos químicos presentes, mas sim à presença de moléculas iguais – podendo ser substância simples ou composta.
Uma diferenciação muito comum e que às vezes dá o ar da graça no Enem e nos outros exames é a de substância pura e mistura. Do ponto de vista macroscópico, as propriedades físicas dão o caminho a partir das análises gráficas dos pontos de fusão e ebulição. É muito simples, vamos analisá-las:
Ela nos diz se nossa amostra é uma substância pura ou uma mistura. Como? Pela análise dos patamares que se formam no PF (ponto de fusão) e PE (ponto de ebulição). Se ambos - PF e PE - apresentarem temperatura constante, como no gráfico anterior, podemos afirmar que a amostra é uma substância pura.
Quantas vezes posso reprovar na prova prática?
Tem que se depilar para a primeira vez?
O que é preciso para entrar em uma faculdade de Dança?
Qual o tratamento do carcinoma?
O que são indicadores de aprendizagem?
Quais são as reações do Cobavital?
O que é a ansiedade neurótica?
Quais os efeitos de quem cheira cocaína?
Como definir título e subtítulo?
O que abre em São Paulo no feriado?
Qual o mal que o antibiótico pode causar?
Como a vitamina C age na pele?
O que significa sonhar conversando com o namorado?
Por que Nietzsche e Marx são tão importantes para a filosofia contemporânea?
Qual o melhor horário para tomar lítio?
Quem tem direito a 36 meses de período de graça?