Existem duas maneiras de classificar triângulos. Uma delas leva em consideração os ângulos e, nesse caso, um triângulo pode ser acutângulo, quando possui todos os seus ângulos internos agudos; retângulo, quando um dos seus ângulos internos é reto; ou obtusângulo, quando um de seus ângulos internos é obtuso.
O triângulo obtusângulo possui um dos seus ângulos internos com medida maior que 90° e menor que 180°, ou seja, um ângulo obtuso.
2 Triângulo Retângulo
É um triângulo que possui um ângulo reto, isto é, um dos seus ângulos mede noventa graus, daí o nome triângulo retângulo. Como a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180 graus, então os outros dois ângulos medem 90 graus.
Um triângulo pode ser classificado com relação aos seus lados em:equilátero: todos os lados congruentes;isósceles: dois lados congruentes;escaleno: todos os lados com medidas distintas.
Nesse caso, um triângulo pode ser escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes; isósceles, quando existem dois lados que possuem mesma medida; ou equilátero, quando todos os lados são congruentes.
37 curiosidades que você vai gostar
1 Triângulo e região triangular
A reunião de todos os pontos localizados no triângulo e também dentro do triângulo é denominada região triangular. A região triangular ABC é limitada pelo triângulo ABC. Os pontos dos lados do triângulo ABC bem como os pontos do interior do triângulo ABC são pontos da região triangular.
Retângulos são figuras geométricas planas que possuem quatro lados formados por segmentos de reta e quatro ângulos retos. Retângulo é um quadrilátero cujos ângulos internos são todos retos.
Para provar que um triângulo retângulo é verdadeiro as medidas dos seus lados devem obedecer ao Teorema de Pitágoras. Como as medidas dadas satisfazem o teorema de Pitágoras, ou seja, o quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos, então podemos dizer que o triângulo é retângulo.
1- Isósceles e acutângulo: dois lados são iguais e os ângulos são menores que 90°. 2 - Obtusângulo e escaleno: um ângulo é maior que 90° e os três lados possuem medidas diferentes. 3 - Escaleno e acutângulo: três lados com medidas diferentes e ângulos menores que 90°.
Triângulos são polígonos formados por três lados e três ângulos. Em termos geométricos, os triângulos são o resultado da junção entre três pontos não colineares (A,B e C). Os tipos de triângulos variam de acordo com o comprimento dos lados e dos ângulos internos formados pelos vértices.
Veja: Se somarmos as áreas dos quadrados azul e verde teremos a área do quadrado amarelo. Dessa forma, concluímos que b² + c² = a², satisfazendo o enunciado do teorema de Pitágoras.
O retângulo é uma figura geométrica plana formada por quatro lados (quadrilátero) e apresenta os quatro ângulos internos congruentes (mesma medida) e retos (90°). Além disso, seus lados opostos são paralelos, por isso, o retângulo é um paralelogramo. Quando seus lados tiverem mesma medida ele também será um quadrado.
O retângulo é um polígono estudado na geometria plana. Como ele tem quatro lados, é classificado como um quadrilátero, e recebe o nome retângulo pelo fato de possuir os quatro ângulos retos, ou seja, com medida de 90º.
O retângulo é uma figura geométrica plana composta por quatro lados e ângulos internos congruentes e retos. Juntamente com o quadrado e losango, essa figura também é considerada um paralelogramo – polígonos com lados opostos paralelos.
Triângulos são figuras geométricas formadas por três segmentos de reta que se encontram nas extremidades. Assim, são polígonos com três lados, três ângulos e três vértices. Um triângulo é um polígono que possui três lados e que necessariamente é uma figura plana cujos lados são segmentos de reta.
Podemos escrever: a área de uma região triangular é dada pela metade do produto da medida base pela medida da altura correspondente.
Portanto, a área da região triangular do triângulo ABC é de 4 u.a (unidades de área).
O Teorema de Pitágoras é uma relação matemática que nos ajuda a calcular as medidas de um triângulo retângulo. Sua regra diz: “o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados da medida dos catetos”.
TEOREMA DE PITÁGORAS E A DESCOBERTA DA INCOMENSURABILIDADE
Ninguém sabe ao certo quem provou o teorema primeiro, considera-se que Pitágoras fez a primeira prova mesmo sem saber se de fato foi o próprio Pitágoras, mas por tradição o teorema recebeu o nome de Teorema de Pitágoras.
O teorema de Pitágoras diz que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Podemos utilizar esse teorema para facilitar o cálculo da diagonal de um quadrado e altura de um triângulo equilátero (triângulo com os lados iguais).
Os triângulos são polígonos que possuem três lados, assim também apresentam três ângulos internos, três ângulos externos e três vértices.
Os triângulos são classificados de acordo com a medida dos seus lados e dos seus ângulos. A classificação de triângulos em relação aos lados recebe os seguintes nomes: triângulo equilátero, triângulo isósceles e triângulo escaleno. Veja na imagem abaixo a representação desses triângulos.
Características do triângulo retângulo
O triângulo retângulo é um polígono que possui dois ângulos agudos e um ângulo reto. Além disso, os seus lados recebem nomes específicos, o maior deles é conhecido como hipotenusa, que sempre fica de frente ao ângulo reto, os outros dois lados são chamados de catetos.
Como tratar Otohematoma em cães?
Porque o polietileno protege as demais camadas das embalagens longa vida?
Qual melhor escritório de advocacia do Brasil?
Quais são os três tipos de extrativismo?
O que compõe a base de cálculo do PIS e COFINS?
Uma pessoa pode ter tripla nacionalidade?
O que é preconceito e discriminação?
O que quer dizer a palavra manipulada?
O que faz ortopedia e traumatologia?
Qual é o sinônimo de empreendeu?
Para que serve o alternador do veiculo?
O que é essencial para que o ambiente de trabalho transmita segurança?