Muitas vezes, o câncer de rim é detectado incidentalmente, em tomografia computadorizada ou ultrassonografia realizada para o diagnóstico de outras doenças. Quando um nódulo ou uma massa no rim aparece no ultrassom, é necessária a realização de biópsia para confirmar o diagnóstico.
Nódulos nos rins não são doença comum, são tipos de tumores que em mais da metade dos casos são benignos e apenas nos casos mais graves apresentam sintomas, como dor e sangramento. Geralmente, são descobertos incidentalmente, em exames realizados por outros motivos.
O mais tradicional é a remoção total do rim com o nódulo. Apenas retirar o nódulo por cirurgia. Fazer uma ablação com agulha, guiada por um exame de imagem (tomografia ou ressonância), põe uma agulha e congela esse tumor.
O paciente pode até sentir dor nos flancos e ter sangramento na urina, mas isso só acontece quando o tumor já está muito grande, o que é raro nestes casos. Apesar de achados por acaso, o mais recorrente é encontrar nódulos nos rins quando ainda estão em estágios iniciais, são pequenos e de fácil tratamento.
Pessoas acima do peso têm um risco aumentado de desenvolver câncer de rim. A obesidade pode provocar alterações em determinados hormônios que podem levar ao carcinoma de células renais. Pressão alta. O risco de ter câncer de rim é maior em pessoas com pressão arterial elevada.
Os nódulos são lesões que aparecem no corpo e podem ser benignos e malignos (ou seja, cancerosos). Segundo o urologista Alex Meller, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em 40% das vezes que um nódulo resolve aparecer nos rins, ele é benigno. E em 60% dos casos, maligno.
Sinais e Sintomas do Câncer de Rim
O paciente pode até sentir dor nos flancos e ter sangramento na urina, mas isso só acontece quando o tumor já está muito grande, o que é raro nestes casos. Apesar de achados por acaso, o mais recorrente é encontrar nódulos nos rins quando ainda estão em estágios iniciais, são pequenos e de fácil tratamento.
Por último, sintomas podem estar relacionados implantes secundários no casos de tumores malignos. Metástases, como são chamados, podem acometer gânglios linfáticos, fígado, pulmões, ossos e cérebro, podendo causa uma extensa lista de sintomas. Nódulo no rim – o que fazer?
Porém, quando já existe doença hepática, como cirrose ou hepatite, existem maiores chances de que o nódulo possa ser câncer, que é chamado de carcinoma hepatocelular. Além disso, o nódulo também pode surgir devido à presença de câncer em outro local representando neste caso uma metástase desse outro câncer.
O diagnóstico de tumores ou nódulos renais é cada vez mais comum através da utilização cada vez mais frequente de métodos de imagem. Nas últimas décadas a democratização de métodos como ultrassonografia e tomografia computadorizada, bem como a redução de seus respectivos custos tornou estes exames acessíveis a toda a população.
Entenda melhor sobre o adenoma hepático e suas complicações. Quando a pessoa não tem histórico de doença no fígado, geralmente o nódulo é benigno e não representa câncer. Porém, quando já existe doença hepática, como cirrose ou hepatite, existem maiores chances de que o nódulo possa ser câncer, que é chamado de carcinoma hepatocelular.
Como trabalhar num ambiente tóxico?
Como trabalhar moda na educação infantil?
Como fazer um vídeo interessante?
O que é sala de aula emocional?
Como instalar dois sistemas operacionais na mesma máquina?
Como trabalhar em uma portaria?
Pode temperar picanha com sal fino?
Como manter o foco no jejum intermitente?
O que fazer para melhorar empatia?
Como se escreve vale alimentação ou vale alimentação?
Quanto custa o motor de arranque do monza tubarão?