Uma solução conduz corrente elétrica quando nela há íons livres (solução iônica). Quando dissolvida, molécula a molécula, não mais pode ser enxergada a olho nu. Na molécula, não há ganho ou perda de elétrons. Essa solução é eletricamente neutra: não tem íons livres; portanto, não conduz corrente elétrica.
Quanto maior o número de elétrons livres em um material, maior a sua capacidade de transportar eletricidade. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Quando um determinado material conduz eletricidade com facilidade, ele é denominado condutor; caso ele não conduza eletricidade, é chamado isolante.
b) A condutibilidade de corrente elétrica apresentada pelas soluções aquosas é explicada pela presença de íons livres na solução.
10 condutores elétricos
O açúcar (sacarose – C12H22O11) é um composto molecular que sofre dissociação sem formar íons. As suas moléculas, que antes estavam agrupadas, são apenas separadas. Assim, por não conter carga, essa solução não conduz corrente elétrica.
Bons condutores são materiais que permitem que os elétrons se desloquem facilmente. Os metais, em geral, são ótimos condutores de eletricidade. Neles, os elétrons fluem com facilidade. Por isso, o cobre, o alumínio e o estanho costumam ser empregados na fabricação de fios elétricos.
Uma solução aquosa é uma solução na qual o solvente é água. É normalmente mostrada em equações químicas com o subscrito (aq). A palavra aquoso refere-se a isto, ou dissolvido em água.
Conduzem corrente elétricaquando estão em solução aquosa (dissolvido em água), ou sob a forma fundida (líquida) pois os seus íons adquirem mobilidade para fechar o circuito e realizar a transferência de elétrons. Os cristais secos não conduzem eletricidade, a menos que apresentem defeitos na estrutura.
Os compostos iônicos Cu 2+ e Zn 2+ não conduzem eletricidade quando em contato com a prata metálica. Compostos iônicos que contém íons Ag+, quando em contato com o cobre, tornam a solução condutora de eletricidade.
Existem eletrólitos fortes, que praticamente não impedem a passagem dos íons, eletrólitos médios, que apresentam alguma resistência à corrente, eletrólitos fracos, que se opõem fortemente - mas permitem - a passagem da corrente, e os não-eletrólitos, soluções que não permitem que a corrente elétrica os atravesse.
OBSERVAÇÃO: UMA DAS FORMAS DE DISTINGUIR ELETRÓLITOS FORTES E FRACOS, É MEDIR SUA CAPACIDADE DE CONDUZIR ELETRICIDADE. NA MESMA CONCENTRAÇÃO MOLAR, UM ELETRÓLITO FORTE É MELHOR CONDUTOR DO QUE UM ELETRÓLITO FRACO.
Qual é a comida favorita da Nami?
Quanto de gordura saturada por dia?
O que é um inventario patrimonial?
Como colocar coração no facebook?
Qual é o grau de uma visão normal?
O que significa a palavra Exultarao?
Para fazer um deposito precisa do que?
Quantos anos viveram Abraão e Sara?
Como funciona a opção do Simples Nacional?
Quais são os cartão da Cred-system?
O que significa a palavra dialógica?
Qual a diferença entre potência musical e potência RMS?
Qual é o significado de last name?
Quem está de regime pode comer beterraba?