Imagine sentir um medo tão grande de se conectar emocionalmente a alguém, que só de pensar na pessoa você começa a sentir náuseas, falta de ar e os batimentos cardíacos acelerados. Esses são alguns dos sintomas da filofobia, o medo patológico de amar e de formar laços afetivos.
Filofobia é o medo irracional de amar ou se apaixonar por alguém. Este tipo de fobia pode ser desencadeada a partir de um intenso trauma emocional relacionado com o sentimento de amor. Mas, em alguns casos, a filofobia também pode se apresentar como uma doença crônica.
Filofobia é um medo irracional de apaixonar-se por alguém.
Todas essas sensações fazem parte de um mecanismo de defesa que visa evitar que a pessoa sofra uma dor emocional. Tanto a psicologia como a psiquiatria concordam que o fator desencadeante da Filofobia é um sentimento intenso de fracasso originado por um relacionamento passado que ainda não foi superado.
A filofobia tem cura e existem vários tipos de tratamento para ela, como a terapia exposta ou dessensibilização, que expõe o paciente a situações relacionadas à sua fobia, a terapia cognitiva, que ajuda a pessoa a refletir sobre os pensamentos que o fazem sentir esse medo de amar e até mesmo medicamentos próprios para ...
Muitas pessoas têm medo de se apaixonar porque receiam que outra pessoa “goste demasiado” delas, ou seja, têm medo que os seus próprios sentimentos não evoluam e acabem por magoar (ainda que sem intenção) o outro. A psicóloga realça, porém, que os sentimentos não são estáveis.
O medo de se relacionar, muitas vezes, vêm dessas relações traumáticas, nas quais fomos usados ou usamos aqueles que amamos. A frustração acaba vindo, justamente, de interesses diferentes ou jogos afetivos, e até mesmo violentos, entre os parceiros.
Quais são os padrões de comportamento associados a filofobia? Como o rapaz da nossa história, o mecanismo de defesa mais utilizado por pessoas com esse distúrbio é encontrar defeitos no seu parceiro. Usa esses supostos defeitos como justificativa para não aprofundar seus sentimentos.
Muitas pessoas acreditam que qualquer medo é uma fobia, mas não é bem assim. A fobia é um medo irracional de determinada coisa podendo ocasionar grandes problemas para a vida da pessoa que sofre desse grande problema.
A tripofobia ainda não é descrita e nem reconhecida no Manual de Diagnósticos e Estatísticas de Transtornos Mentais, porém estudos mostram cada vez mais casos da doença, e seu impacto na sociedade, causando limitações e traumas importantes. Para o correto diagnóstico e tratamento, recomendamos procurar um psiquiatra ou psicólogo para avaliação.
Entretanto, o Manual Diagnóstico e Estatístico da Associação Psiquiátrica Americana (DSM-5), código de doenças mundialmente utilizado, ainda não reconhece a tripofobia como uma fobia oficial. Entende que mais pesquisas são necessárias para compreender esta doença.
Quais são os principais esportes praticados no Brasil?
Quais são os conhecimentos científicos?
Quanto que dá 90 toneladas de ouro?
É verdade que o Deidara é irmão de Naruto?
Quais os principais tipos de usinas hidrelétricas no Brasil?
Pode comer abacaxi no começo da gravidez?
Porque trabalhar alimentação saudável na escola?
Qual o prazo para administração pública responder requerimento?
Como concluir um trabalho exemplos?
Qual exame que detecta HPV na garganta?
Como saber se meu betta está feliz?
Quem foi o primeiro escritor do mundo?
Quantas folgas tem direito quem trabalha 6x1?
Como tirar mais de 450 no Enem?
Para que serve o toque no voleibol quantos podem ser executados pela equipe?