Erros de regência verbal (Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.
Os verbos transitivos diretos-indiretos (também denominados bitransitivos) são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres."
O uso das preposições costuma ser fonte de dúvidas entre aqueles que escrevem. Muitas dessas palavras têm seu sentido apagado, isto é, seu valor semântico praticamente imperceptível para os falantes. Numa frase como "Dirija-se a outro caixa", a preposição "a" indica direção. ...
Por exemplo: Os netinhos foram obedientes aos (“a” preposição + “os” artigo definido masculino plural) seus avós. Erro mais comum de regência nominal: Obediente com: Por exemplo: Os netinhos foram obedientes com os seus avós.
Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.
Qual é a estrutura de um contrato?
Quais são os três principais critérios do VPL?
Qual osso mais fácil de quebrar?
Qual é a cultura do brasileiro?
Como calcular o valor de um portão?
Como fazer banho de boldo e para que serve?
Como perder barriga em 5 dias exercícios?
Como é o caroço de câncer no pescoço?
Qual o correto Bom dia fulano ou fulano bom dia?
Como desligar o ar condicionado pelo celular?
Quais são os frutos do Espírito e seus significados?
Quais são os elementos que compõem uma frase?
O que significa a Carta do sol no tarot?