1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).
c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.
As pessoas gramaticais indicam a posição que uma pessoa ocupa no discurso: se é falante, se é ouvinte ou se é o objeto do discurso:a 1. ª pessoa é a pessoa que fala;a 2. ª pessoa é a pessoa com quem se fala;a 3. ª pessoa é a pessoa de quem se fala.
1. ª pessoa do singular: eu - Indica que existe um emissor. 2. ª pessoa do singular: tu - Indica que existe um ouvinte.
O pronome de tratamento “você” corresponde à segunda pessoa do discurso e à terceira pessoa gramatical.
31 curiosidades que você vai gostar
São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).
"Você" é um pronome de tratamento. Ao contrário dele, "eu", "tu" e "ele" são pronomes pessoais. Para conjugar os verbos usando o "você" basta copiar a conjugação da terceira pessoa do singular (ele/ela). Por exemplo: "você fecha os olhos"(presente do indicativo).
O ponto de vista em primeira pessoa significa simplesmente que usamos os pronomes que se referem a nós mesmos no texto. Estes são os seguintes: Eu. Nós.
As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).
Tempos no modo indicativo
O modo indicativo apresenta seis tempos verbais. Esses tempos verbais se referem a ações que podem ocorrer no momento da fala (presente), antes do momento da fala (pretérito perfeito, imperfeito ou mais-que-perfeito) ou que ainda não ocorreram (futuro do presente e do pretérito).
Desta maneira, as pessoas gramaticais no singular são: eu, tu, ele ou ela; e no plural são: nós, vós, eles ou elas. Portanto, as pessoas gramaticais são reconhecidas através dos pronomes pessoais. A primeira pessoa é aquela que fala ou atua.
A divisão mais comum marca três pessoas gramaticais (chamadas primeira, segunda e terceira pessoa/não pessoa), em seus números singular, plural e, em alguns casos, dual, como o hebraico bíblico e o inglês antigo.
Nesse sentido, no tocante a pessoas do discurso, você é classificado como segunda pessoa. Já as pessoas gramaticais indicam qual flexão verbal adotar, qual pronome oblíquo utilizar entre outros. Assim, nesse tipo de classificação, você é enquadrado como terceira pessoa do singular.
Assim é que, se usado "ambos" para indicar três pessoas ou coisas, é o mesmo que dizer "o trio de dois" ou a "dupla de três".
Ele é um dos principais verbos de ligação e como tal sua função é ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). Isso faz com que, muitas vezes, o verbo concorde com o predicativo em vez de concordar com o sujeito. Exemplos: O choro são as mágoas deixadas pela separação.
Lembra-se? A primeira pessoa é a que fala (eu, nós). A segunda, com quem se fala (tu, você, Vossa Excelência). A terceira, de quem se fala (ele, ela, Sua Excelência, Sua Senhoria).
A chamada segunda pessoa indireta se manifesta quando utilizamos pronomes que, apesar de indicarem nosso interlocutor (portanto, a segunda pessoa), utilizam o verbo na terceira pessoa. Também são pronomes de tratamento o senhor, a senhora e você, vocês.
Enquanto em 1ª pessoa usamos pronomes como “eu” e “nós”, e em 3ª pessoa temos “ele”, “ela” e “eles”, em 2ª pessoa usamos o pronome “você”.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
A terceira pessoa se refere àqueles "de fora". Você escreve sobre alguém ou usando o nome dele ou com os pronomes de terceira pessoa. Esses pronomes incluem: ele, ela, dele, dela, eles, aqueles, deles, seu(s)/sua(s). Os nomes de outras pessoas também são considerados apropriados.
Os pronomes mais conhecidos são os pronomes pessoais, que em inglês chamamos de Personal Pronouns. Eles são I (eu), you (você), he (ele), she (ela), it (ele/ela/isto), we (nós) e they (eles). Eles são usados no lugar dos nomes (substantivos) e como sujeito de uma sentença. Vejamos alguns exemplos.
Na narrativa em 3ª pessoa, o narrador pode ter uma visão total de todos os ângulos da história e das personagens. Quando isso ocorre, dizemos que o narrador é Onisciente. Separaram-se contentes, ele ainda mais que ela.
Hoje o pronome “você” é usado como se fosse um nono pronome pessoal do caso reto (além de eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas). O problema decorre quando as pessoas misturam os elementos que acompanham os pronomes pessoais do caso reto, como os pronomes pessoais do caso oblíquo e os pronomes possessivos.
O português moderno permite que se escolha livremente entre tratá-lo por tu ou por você. Nas gramáticas tradicionais, são duas formas igualmente corretas para tratar a segunda pessoa do discurso: 1. ª pessoa: quem fala (eu-nós)/ 2. ª pessoa: com quem se fala (tu-vós, você-vocês)/ 3.
Significado de Você
substantivo masculino Esse pronome: na região sudeste do Brasil o você é o pronome mais usado. Etimologia (origem da palavra você). A palavra você deriva como forma contraída de vosmecê, derivada de "vossemecê", esta da forma de tratamento "vossa mercê".
Como reativar minha conta OLX?
Como reativar cartão de crédito Caixa?
Como recuperar minha conta na XP Investimentos?
Quais as formas de transmissão da Zika?
O que posso fazer com uma caixa de pasta de dente?
O que é bom para pitiríase rósea?
Como encerrar uma dinâmica de grupo?
Como remover o cadastro do caixa tem?
Como filtrar vídeos em português YouTube?
Como instalar e configurar Zoom?
Como resolver problemas de pixels?
Como finalizar Corrida 99 antes do destino?
Como resolver seu CPF está cadastrado em muitos celulares?