Para verificar a qualidade dos quiabos não é preciso quebrá-los. Devem ter cor verde intensa, serem firmes, sem manchas escuras e com comprimento menor que 12 cm. Acima de 12 cm e com coloração verde esbranquiçada (pálida) tendem a ser fibrosos e duros.
À medida que amadurece, o quiabo vai ganhando manchas escuras em sua casca, ou seja, ganha um aspecto “feio”. ... Picar o quiabo também vai facilitar o seu consumo se ele estiver um pouco fibroso, sendo que depois de lavá-lo bem é necessário descartar tanto a sua ponta quanto um pedaço da outra extremidade.
Você deve, como mostra a foto, segurando o quiabo com a mão, tentar quebrar a ponta com o poegar. Se a ponta quebrar e cair, bingo! Este serve e está macio. Se a ponta dobrar, ponha de volta na gôndola da feira ou do supermercado: não serve.
Entretanto, cabe um alerta: o quiabo tem altos níveis de oxalato, uma substância que facilita a formação de pedras no rim e na vesícula. Por isso, o recomendado é o consumo de meia xícara por dia.
O ideal é que esteja leitoso e não transparente, isso vai garantir para a sua mesa um inhame de melhor qualidade. Outras dicas consistem em optar pelas unidades que parecerem mais frescas, ou seja, com tez molhada, mas não encharcada. Não deve estar ainda enrugada demais, esburacada, com fissuras ou machucada.
Por isso, ele deve ser colocado na parte inferior da geladeira, dentro de sacos plásticos. Nessa condição, ele pode ser conservado por até uma semana. Para congelar os frutos, esses devem ser lavados, picados e acondicionados em saco plástico, do qual se retira todo o ar com uma bombinha de vácuo.
Para o tratamento das plantas infestadas, dilua 100 ml da solução de fumo em 1 litro de água. Acrescente dez gotas de detergente caseiro (para quebrar a tensão superficial da água) e pulverize sobre as plantas. Repita a aplicação quando necessário.
Por dentro, tem sabor suave, adocicado e a famosa baba. Para explorar o melhor do ingrediente é só usar técnica: lave e seque bem cada um antes de cortar; quanto maior o corte, menor a quantidade de seiva liberada e nada de ficar mexendo demais enquanto ele cozinha.
Malefícios do quiabo Em termos gerais, o consumo do quiabo é considerado seguro para todos, inclusive gestantes e crianças. No entanto, um estudo publicado no periódico Journal of Phytology 2009 relacionou o consumo de quiabo a atrofia testicular. Outros estudos anteriores fazem o meso tipo de relação.
Como é feito o pagamento da faculdade?
Quanto tempo leva para um processo ser arquivado?
Quando foi criado o folclore brasileiro e como?
Por que os coreanos não se beijam?
O que é a memória para Aristóteles?
Qual a diferença entre colágeno hidrolisado e Verisol?
Onde está a maior reserva de nióbio do Brasil?
Quanto custa o IPVA de uma Evoque 2012?
Como tirar o cheiro de suor das Fronhas?
Qual membro do BTS é o mais rico?
Qual o segundo maior país do mundo?