– Um pneu recauchutado tem a faixa de laminação mais escura que o restante do pneu. Essa faixa tem um toque mais áspero. Esses indícios são indicativos de que o pneu é reciclado. – Outro sinal para ajudá-lo a identificar que o pneu é recauchutado é a presença de uma costura, ou cicatriz junto à faixa de laminação.
Nos sulcos dos pneus, existe uma saliência. Na direção dessa saliência, na lateral do pneu (geralmente), tem uma sigla TWI (Tire Wear Indication), um indicador para o desgaste dos pneus. Quando as borrachas dos pneus chega nessa marca, é hora de trocar os pneus.
Não confundam Remold / Remoldados com pneu recauchutado ou recapado, a diferença está no método de recuperação utilizado. Embora o pneu recauchutado e recapado tem uma ou duas partes refeitas, o remold tem sua estrutura inteiramente refeita (lateral, ombro e banda de rodagem).
Michelin
A Michelin é a líder mundial em fabricação e venda de pneus. E quando se pensa em melhores pneus para economia de combustível, o pneu Michelin Energy Saver XM2 é o pneu com maior durabilidade.
Nos indicadores marcados no pneu, geralmente ao lado da tração, está marcada a temperatura. A variação também é de A a C, e o índice está relacionado à capacidade do pneu em liberar a caloria, no poder de resfriar mais rápido. Por isso, não se engane!
O pneu remold tem a vida útil mais curta que o pneu novo, rodando até 30% menos do que um pneu de melhor qualidade.
As fabricantes de pneus de 'segunda linha' no mercado
Formula Energy
Formula Energy é considerada a segunda linha de pneus da Pirelli. Antes, era a Ceat, mas com a venda da marca, a Formula tornou-se a segunda linha. A Formula apresenta apenas duas linhas: Spier e Energy.
Ao escolher o seu novo pneu, você verá a marca do fabricante destacada na lateral do produto. É importante pesquisar as marcas e verificar qual oferece mais durabilidade e performance. O modelo do pneu localiza-se logo após o nome da marca. É importante verificar o modelo para nos casos de reposição de apenas um dos pneus, por exemplo.
Para isso, devemos analisar o tipo, a altura, a largura, o diâmetro, o índice de carga e a velocidade. Essas características, no entanto, também dependem do veículo no qual será utilizado, pois pneus de determinadas marcas e modelos servem para alguns tipos de veículos, mas não para outros.
O local onde é identificada a idade do pneu é bem simples de ser identificado, fica logo após a palavra DOT, onde podemos visualizar um conjunto de quatro números. Na imagem acima, vemos o número 1116, isso significa que foi fabricado na décima primeira semana do ano de 2016.
Pois estão indicadas apenas por números e letras e nem sempre é fácil a identificação. Mas antes disso, vamos parar para pensar em como seria um pneu de qualidade, quais características deve apresentar para que possamos usá-lo sem termos dores de cabeça. Os pneus precisam oferecer o máximo de segurança aos condutores e passageiros do veículo.
O que corta o efeito do rebite?
Como viajar para fora do país de graça?
O que é um problema de linguagem?
Quais os efeitos colaterais da valeriana?
Quanto ganha um juiz de paz em Goiás?
Como diminuir o tamanho da fonte no WhatsApp?
Quanto custou a reforma do maracanã?
Quais as indicações da espirometria?
Qual a causa do ácido úrico elevado?