Segundo os critérios brasileiros, a Síndrome Metabólica ocorre quando estão presentes três dos cinco critérios abaixo:Obesidade central – circunferência da cintura superior a 88 cm na mulher e 102 cm no homem;Hipertensão Arterial – pressão arterial sistólica ³ 130 e/ou pressão arterial diatólica ³ 85 mmHg;
A síndrome metabólica é caracterizada por uma grande circunferência abdominal (devido à gordura abdominal excessiva), hipertensão arterial, resistência aos efeitos da insulina (resistência à insulina) ou diabetes, e por níveis anormais de colesterol e outras gorduras no sangue (dislipidemia).
A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco que inclui obesidade abdominal, diminuição da capacidade de processar a glicose (resistência à insulina e aumento da glicemia), dislipidemia e hipertensão arterial.
Assim como a obesidade, a síndrome metabólica está associada tanto a fatores genéticos quanto ao estilo de vida.
...
Hipertensão (pressão alta);Colesterol alto;Diabetes tipo 2 (excesso de açúcar no sangue);Obesidade;Acidente Vascular Cerebral (AVC, ou derrame);Doenças cardíacas.
Caracterizada como um conjunto de condições que aumentam os fatores de risco para doenças crônicas com risco de morte, como doenças cardíacas, diabetes e acidente vascular cerebral, a Síndrome Metabólica está diretamente associada à obesidade e é um dos problemas mais comuns da sociedade moderna.
32 curiosidades que você vai gostar
Síndrome metabólica é uma designação que não se refere a uma doença específica, mas a uma constelação de fatores de risco de origem metabólica que têm tendência para se agruparem: obesidade central (abdominal), triglicéridos elevados, HDL colesterol baixo, intolerância à glucose e hipertensão.
Síndrome Metabólica. O que é síndrome metabólica? É uma patologia que alguns pacientes (geralmente acima do peso) apresentam, e que aumenta os riscos e a mortalidade para doenças como diabetes e doença cardiovascular.
Segundo a tabela no site da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), o IMC ideal está situado entre 18,6 e 24,9. De 25 a 29,9, a pessoa já passa a ser considerada com sobrepeso. Já a obesidade começa quando o IMC é igual ou superior à marca de 30.
e obesidade estão associados à síndrome metabólica e obesidade abdominal, aumentando o risco de diabete melito tipo 2 e doenças cardiovasculares.
A síndrome metabólica (SM), entendida como um conjunto complexo de fatores de risco cardiovascular, relacionados à deposição central de gordura e à resistência à insulina, está por sua vez, fortemente associada a uma elevada morbimortalidade cardiovascular(1-4), mesmo na ausência de diabetes tipo 2(4).
O risco aumentado de mortalidade e morbidade associado à obesidade tem sido alvo de muitos estudos que tentam elucidar os aspectos da síndrome X como conseqüência da obesidade. Esta síndrome é caracterizada por algumas doenças metabólicas, como resistência à insulina, hipertensão, dislipidemia.
A síndrome metabólica pode ser descrita pela associação da obesidade, resistência à insulina ou diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia. Os principais fatores de risco para desenvolvimento dessa doença são dieta inadequada, ausência de atividade física e comorbidades associadas.
Pessoas que são diagnosticadas com obesidade, normalmente, sofrem com o metabolismo lento de maneira drástica, isso porque os reagentes a serem catabolizados, processo que consiste em não receber energia suficiente ou gastar mais do que consome, são sobrecarregados aumentando as reações catabólicas, gerando o que é ...
Para o sobrepeso, o IMC fica entre 25 e 29,99 enquanto a obesidade seria diagnosticada com o IMC a partir de 30”, explica.
Antes de continuar, um parêntese: há uma diferença entre “gordo” e “obeso”. A medicina classifica como obesa pessoas com índice de massa corpórea (IMC) acima de 30. Gordos são o que os médicos chamam de “acima do peso”, com IMC a partir de 25.
O sobrepeso refere-se ao aumento do peso corporal em relação à estatura, quando comparado a algum padrão de peso aceitável ou desejável, podendo resultar do aumento de gordura corporal ou mesmo da massa magra do indivíduo (GAHTAN et al., 1997).
O que são ações originárias qual competência se refere?
O que acontece se não identificar o condutor?
Como amolecer chocolate em barra?
Qual a diferença entre desvio e não conformidade?
É verdade que couve faz mal para tireoide?
Qual é o rendimento da poupança no mês de agosto?
O que significa a palavra estivesse?
Onde pegar no homem quando estiver beijando?
É um recurso renovável ou não renovável?
Como se escreve responsabilizo?
Qual a região é a mais populosa é povoada do Brasil?
O que é desenvolvimento subjetivo?
O que é propriedade no Código Civil?