Para diferenciar se um ovo está fértil ou não, você só precisa observar o seu interior. Se sua gema estiver aparecendo por inteira, ele está infértil, do contrário, você só consegue enxergar alguns veios de sangue.
Em ambientes pouco tecnificados, como um galinheiro simples de fundo de quintal, o prazo dobra para 40 semanas – 10 meses. Contudo, independentemente da fecundação, o ovo forma-se nas galinhas domésticas, grosso modo, como ocorre na mulher a ovulação mensal (menstruação).
Você poderá fazer ovoscopia em ovos de galinha, canário-belga, calopsita ou qualquer outro pássaro, desde que eles não sejam muito bravos e fiquem sempre dentro do ninho, pois isso com certeza iria atrapalhar o acesso aos ovos. Na imagem abaixo você poderá ver um ovo infértil, ou seja, não irá nascer nenhum filhote.
Para verificar se o ovo foi fertilizado, utiliza-se um processo chamado “ovoscopia”. A partir do oitavo dia de incubação, pode-se observar a existência ou não de embrião com o uso de um reflexo de luz – feixe de luz. Nos ovos inférteis há passagem da iluminação, enquanto nos férteis forma-se uma sombra que indica a presença de embrião.
Este modelo em específico é bastante útil, pois dá para testar os ovos sem pega-los ou até mesmo abrir a gaiola, pois basta passar a lâmpada pelas grades da gaiola e fazer o teste da ovoscopia. O cabo da lanterna é bem flexível e pode ser dobrado para qualquer posição.
Pode ligar ventilador para calopsita?
Quais os documentos necessários para ser fiador de um imóvel?
Quais são as fases do processo inflamatório?
Qual cantor mais ouvido no Spotify Brasil?
O que acontece quando o fermento e misturado com água morna e açúcar?
Qual a população mundial em 1940?
O que significa a habilidade EF06LP11?
Qual área do cérebro é responsável pela matemática?
Qual é o felino mais perigoso do mundo?
Como citar um trabalho acadêmico no TCC?
Qual o jogo mais jogado no celular?
O que fazer para tirar a flacidez do rosto?
Quanto ganha um advogado de sucesso?
Quantos tipos de frutas tem no Brasil?