As duas formas da PIF são, a efusiva (úmida) e a não efusiva (seca), em alguns casos o felino pode desenvolver as duas variações. Os sintomas mais comuns são febre, perda de peso e diarreia. Insuficiência hepática e renal, desorientação, vômitos e infecções oculares também podem apontar um possível diagnóstico da PIF.
O diagnóstico da PIF é feito através da avaliação do histórico, achados clínicos, resultados laboratoriais e exclusão de doenças semelhantes. O diagnóstico definitivo é feito através da necropsia e histopatologia.
Entre os bichanos, o contágio ocorre quando um pet entra em contato com as secreções de um gato contaminado. “Secreção nasal, urina e fezes podem transmitir o vírus”, comenta o veterinário. A possibilidade de contágio é ainda maior quando os gatos dividem utensílios como caixinha de areia, comedouro ou bebedouro.
A peritonite infecciosa felina (PIF) é uma afecção viral, infecciosa, imunomediada, multissistêmica e fatal. Possui uma patogenia complexa, desenvolvendo-se a partir do coronavírus felino (FCoV) com resposta imunológica indevida do vírus.
conjunta dos resultados de exames considerados confiáveis, do histórico do paciente e dos sinais clínicos é de grande auxílio para determinar o diagnóstico da PIF. Os métodos de diagnóstico referidos como confiáveis neste estudo são o teste de Rivalta e os métodos moleculares (RT-PCR e RT-qPCR).
PIF não efusiva (seca): caracterizada pela formação de granulomas e necrose em órgãos abdominais e torácicos, do sistema nervoso e dos olhos. Os sintomas iniciais são mais vagos, como falta de apetite e perda de pelos. Grande parte dos gatos com PIF seca se tornam ictéricos e ficam com a pálpebras e nariz amarelados.
Para diagnosticar a PIF em gatos, o médico veterinário se baseia no histórico do animal, considerando os sintomas apresentados e os resultados de exames laboratoriais. Entre os exames auxiliares estão o hemograma (exame de sangue), relação albumina/globulina, ultrassom e testes de sorologia.
Os sintomas iniciais são mais vagos, como falta de apetite e perda de pelos. Grande parte dos gatos com PIF seca se tornam ictéricos e ficam com a pálpebras e nariz amarelados. Em alguns casos, pode-se observar marcas nos olhos.
Com relação a doenças, gatos com PIF com certeza é uma das maiores preocupações por ser a principal causa infecciosa de mortes de gatos. Se trata de um processo inflamatório que acontece quando o gato reage inadequadamente ao vírus.
Uma porcentagem muito pequena de gatos adquire a doença. A verdade é que todos os gatos, independentemente de onde vivem ou viveram (em casa, na rua ou em gatil) podem ter a doença em alguma fase da vida, e não temos muito como preveni-la. A PIF é uma das doenças que mais assustam os donos de gatos, mas não é preciso entrar em pânico.
Como se tornar um corretor de alto padrão?
O que é um Analista de Planejamento?
Como ser um macho alfa em um relacionamento?
Como fazer as cotas no Auto CAD?
Como colocar marcador no meio do texto?
Qual salário de um Analista Comercial?
Como armazenar frutas e legumes?
É possível apagar Marca-texto?
O que é preciso para ser um bom digitador?
Como deixar palavras salvas no teclado?
O que faz um aspirante a oficial?
Como compartilhar conta no Xbox PC?
O que é um blogueiro profissional?
Como conservar alface na Tupperware?
O que é preciso para ser um atleta profissional?
Como hidratar as pernas ressecadas?
O que é preciso para ser um engenheiro calculista?