Essas buscas são feitas via BACENJUD, já citado aqui; RENAJUD, que busca por veículos; ANOREG/ARISP, ferramenta das associações dos registradores de imóveis, além do Serviço Nacional de Cadastro Rural, que permite descobrir se a pessoa é proprietária de imóvel.
No entanto, não é necessário que se esgotem os meios de localização de bens do executado para a sua requisição. Conforme o pedido de Providências nº 2007.10.00.001581-8 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), todos os juízes de execução deveram se cadastrar no BacenJud.
O devedor tem que procurar em cada um, por meio de certidão negativa. Outra fase do processo é a determinação do juiz para que o oficial de justiça vá até o endereço do devedor e penhore os bens que encontrar no lugar. Penhora! Não é retirar os bens da posse do devedor, é reservá-los para o pagamento da dívida.
Como os bens são indicados? Ao ajuizar a ação de execução, já é possível que a parte credora indique na inicial os bens do devedor que precisam ser penhorados.
Caso não encontre nenhum bem, pode ser pedido o sobrestamento do feito por um prazo pré-determinado (Ex.: 180 dias), período em que se espera que novos bens apareçam e possam ser penhorados posteriormente.
Como emitir Guia de Arrecadação Estadual?
Como instalar arquivo .sh em Linux?
O que é integridade em segurança da informação?
É possível emitir boleto pessoa física Itaú?
Como gerar um novo boleto na Shopee?
Como gerar um boleto de cobrança Itaú?
Como tirar segunda via do DAS em atraso?
Como gerar um boleto atrasado?
Como liberar chave FGTS doméstica?
Como pagar multa rescisória FGTS empregada doméstica?
Como colocar mais dinheiro no Tesouro Direto Easynvest?
Como investigar puberdade precoce em meninos?
Como inverter colunas por linhas no Google Sheets?
Como inverter informação de uma célula no Excel?
Como comprar ações estrangeiras XP?