Qualquer substância com um valor de pH entre 0 até 7 é considerada ácida, enquanto um valor de pH de 7 a 14 é uma base. O valor 7 é o neutro, que corresponde à água. Um ácido é qualquer composto químico que, em solução aquosa, libera íons de hidrogênio (H+).
Os compostos básicos podem ser chamados também de alcalinos — palavra que vem do termo árabe al kali, que significa “cinzas”. Isso porque na época as substâncias básicas eram extraídas da queima das plantas. Isso nos lembra, inclusive, de uma das principais aplicações das bases no cotidiano, que é nos sabões.
Se a primeira parte (X) for o H (hidrogênio), a substância é um ácido. Se a segunda parte (Y) for o grupo OH (hidroxila), a substância é uma base.
0 a 14
O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino.
Um ácido será toda espécie química que sobre ionização liberando como único cátion o H+ em meio aquoso. Já as bases, sofrem dissociação liberando como único ânion o OH-.
Um sal é ácido quando seus íons (cátion e ânion) pertenciam a um ácido forte e a uma base fraca.
Os óxidos, compostos formados por dois elementos (binários), em que o oxigênio é o mais eletronegativo, podem ser classificados em óxidos básicos. Um óxido básico é aquele que ao reagir com água gera uma base, ou, ao reagir com um ácido, produz sal e água. Exemplos: Na2O, K2O, CaO, MgO.
Base é toda substância que em solução aquosa, sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH - (hidróxido). Quando são dissolvidos em água, os hidróxidos têm seus íons separados. ... O cátion é um metal, o ânion é o OH -.
Segundo Arrhenius, as bases são compostos que, em solução aquosa, aumentam a concentração de ânions hidróxido. Soluções básicas apresentam valores de pH entre 7,0 e 14,0. Os hidróxidos são conhecidos como bases de Arrhenius e utilizados para explicar as características das bases.
Os ácidos e as bases são identificados através de substâncias chamadas de indicadores. O indicador é uma espécie química que muda de cor conforme o pH do meio onde se encontra, ácido ou básico. O pH é o potencial hidrogeniônico, e refere-se à concentração de íons [H+] (ou H3O+) em uma solução.
Repare que, na reação com amônia, a água se comporta como um ácido, pois doa um próton; já na reação com o amônio, a água se comporta como uma base, pois aceita um próton deste íon. A água, portanto, é um exemplo de substância anfiprótica, isto é, moléculas que podem se comportar como um ácido ou como uma base de Bronsted.
A solução B era HNO3 (ácido nítrico), é um ácido de elevado grau de ionização e volátil à temperatura ambiente, é considerado um ácido forte, sendo bastante corrosivo. O ácido nítrico tem uma constante de dissociação ácida (pKa) de -1.4, em solução aquosa, ele ioniza quase completamente (93%]
Segundo esta, os indicadores são bases ou ácidos fracos cuja cor das moléculas não-dissociadas difere da cor dos respectivos íons.13 Pela teoria de Ostwald o indicador na forma ácida não dissociada (HIn) ou básica (InOH) teria uma cor diversa daquela que teriam seus íons no equilíbrio
Como os escravos mantinham sua cultura viva?
Como os egípcios na antiguidade explicar vão a origem do mundo?
Como adivinhar os números da loto fácil que vai se sorteado?
Como funciona a renovação do CA?
O que significa 23 23 no relógio?
Como os escorpiões se defendem?
Como ter todas as músicas do Just Dance Now de graça?
Como são produzidos os efeitos sonoros?
Como fazer uma festa para casais?
Como divulgar melhor a vaquinha online?
Como os egípcios conservavam os corpos?
Qual foi a importância da escravidão para a exploração do ouro no Brasil?
Como assistir um canal de TV americano?
Como os escravos lutaram pela independência?
Como ter sucesso na profissão que escolher?
Qual o melhor tipo de planta para apartamento?