Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:
Toque um pino do multímetro no parafuso terminal do disjuntor (ou "parafuso quente"). Toque o outro pino sobre o fio terra, que está normalmente localizado em uma barra de metal no lado direito da caixa de energia. A leitura no multímetro deve mostrar quantidade de eletricidade que está fluindo através do disjuntor.
Se o curto ocorreu após ligar um eletrodoméstico em específico, pode ter ocorrido uma sobrecarga no circuito, desligue o aparelho e tente religa-lo a outro circuito com menos sobrecarga. Depois é só religar o disjuntor que foi desarmado.
O Multímetro mede o valor da impedância do circuito. Comparando o valor medido com a especificação do fabricante podemos saber se o componente está com defeito.
Curto-Circuito Se, num circuito elétrico, os terminais de um resistor forem ligados por um fio condutor de resistência elétrica desprezível, a d.d.p nos terminais desse resistor torna-se nula. Nesse caso dizemos que o resistor em questão está em curto-circuito, não sendo atravessado por corrente elétrica.
Quando ocorre um curto-circuito em uma instalação elétrica, podemos notar alguns sinais, como aquele cheirinho desagradável de queimado, tomadas manchadas de preto, lâmpadas queimando rápido demais, quedas de energia sem motivo aparente e sobrecargas causando o desarmamento do disjuntor.
Dicas simples para evitar um curto-circuito
Como fazer ciúmes na pessoa que eu gosto?
Como tirar segunda via da conta de energia Energisa?
Como faço para saber se uma pessoa tem Antecedentes Criminais?
Como emitir documento do veículo pela internet?
Tem como ter dois pontos de Internet?
Como se forma a gordura abdominal?
Como é o processo de formação de um padre?
Como puxar pavio isqueiro Zippo?
Como puxar dados de uma planilha para outra no Excel?
Como puxar ponto de luz de tomada?
Como é formada a bainha de mielina no SNC é SNP?
O que pode causar um coágulo no cérebro?