Com a chegada das 12 semanas, que marcam o primeiro trimestre da gestação, Miguelez afirma que é possível fazer o primeiro ultrassom morfológico, que permite a identificação da maioria dos problemas graves, problemas que sejam incompatíveis com a vida — como a anencefalia — e problemas que necessitarão de interveção ...
O NIPT é um exame de sangue simples que serve para avaliar possíveis alterações cromossômicas do feto, como a síndrome de Down, síndrome de Edwards, síndrome de Patau e as alterações dos cromossomos sexuais: síndrome de Turner, síndrome de Klinefelter.
Os testes do Pezinho, da Orelhinha, da Linguinha, do Olhinho e do Coraçãozinho são fundamentais para o desenvolvimento dos bebês. A investigação é capaz de identificar doenças detectáveis de forma precoce, evitando sequelas mais graves.
O que causa malformação? Ejzenbaum afirma que a malformação de um feto pode ser por erro genético, uso de medicações durante a gestação, ou da própria embriogênese (gênese do bebê). “É quando a formação do feto não evolui da maneira esperada, seja por falta de vitaminas, de ácido fólico.
Os exames mais precisos para diagnosticar a Síndrome de Down durante a gravidez são feitos através da coleta de uma amostra do líquido que fica em volta do bebê (amniocentese) ou de um pequeno pedaço da placenta (biópsia de vilo corial, BVC) para pesquisar os cromossomos anormais que existem na síndrome entre 11 e 14 ...
Atualmente, o teste mais comum é feito entre a 11ª e a 13ª semana de gravidez por meio de ultrassom. Nele, o médico mede a quantidade de um líquido atrás do pescoço do bebê chamado translucência nucal. Crianças com síndrome de Down tendem a apresentar uma maior quantidade de dessa substância.
Problemas após o nascimento
Os cuidados que podem diminuir o risco de o bebê nascer com a deficiência começam na gestação, como explica Eduardo Bogaz, otorrinolaringologista do Hospital São Camilo (SP): “Fazer o pré-natal e ter a carteira de vacinação em dia é importante para preservar o feto”.
Há também formas domésticas de desconfiar do problema. Entre 3 e 4 meses, o bebê já firma o pescoço e consegue virar a cabeça ao ouvir seu nome. Também desenvolve o chamado riso social, que nada mais é do que um sorriso ao escutar a voz dos pais.
O exame é realizado até 72 horas após o nascimento da criança e é atualmente protocolo obrigatório nos serviços de saúde. No teste, uma delicada sonda emite um estímulo sonoro na orelha do bebê e registra a resposta produzida pelo órgão auditivo. É um procedimento rápido e indolor.
Saiba como identificar se a criança tem deficiência auditiva. Os exames no nascimento são importantes, mas não suficientes! Fique atento aos sinais de que seu pequeno está com algum grau de perda auditiva. Por Flávia Antunes. access_time, 16h21.
Quais os cursos a distância da Estácio?
Como funciona os cursos do UNA-SUS?
Quanto custa registrar um cuidador de idosos?
Como é feito o transporte de chocolate?
Como fazer a recusa de uma nota fiscal eletrônica?
Qual a proposta de um sistema de detecção de fumaça?
Como é os bastidores de um teatro?
Como regularizar o pagamento do Simples Nacional?
Qual a quantidade de esgoto que é tratada em nosso país?
Como funcionam os balões de ar quente?
Qual a renda mínima para tirar o visto americano?
Qual é o sentido do trabalho na idade moderna?
Qual a Comissão da abelha rainha?