Geralmente é recomendado esperar de 2 a 4 semanas para os antidepressivos iniciarem sua ação. Após esse período, deve-se reavaliar o quadro e então verificar se houve alguma resposta.
Apesar de existirem várias terapias com medicamentos e tratamentos psicológicos eficazes para o distúrbio, em uma parcela dos portadores - entre 10% e 30% - elas fazem pouco ou nenhum efeito. Essas pessoas têm a chamada depressão resistente ao tratamento, também conhecida como refratária ou não responsiva.
"É quando o paciente, após tratamento com duas classes diferentes de antidepressivos, por mais de seis semanas e em doses terapêuticas, não apresenta melhora", explica o psiquiatra Wagner Gattaz, coordenador do Laboratório de Neurociências do Instituto de Psiquiatria (IPq) da Universidade de São Paulo (USP).
Sim, alguns remédios podem não fazer mais o mesmo efeito depois de algum tempo de uso contínuo, pois o organismo fica tolerante a ele. Nesses casos, o paciente precisa rever com seu médico a melhor opção, aumentar a dose ou trocar a medicação.
Um levantamento realizado pela organização de saúde Mayo Clinic, nos EUA, mostrou que quem fez o exame genético teve uma resposta 70% melhor à medicação se comparado àqueles que usaram antidepressivos sem ter realizado o teste.
Como qualquer tratamento, em medicina, o antidepressivo não é 100% eficaz. Mesmo quando o primeiro tratamento funciona, é possível que a melhora não ocorra de uma vez, de modo que alguns sintomas podem melhorar antes dos outros.
Os efeitos, em geral, demoram algumas semanas (em média de 2 a 3) para serem notados, de modo que o(a) paciente não se deve assustar se, nos primeiros dias do tratamento, não sentir melhoras. Como qualquer tratamento, em medicina, o antidepressivo não é 100% eficaz.
Os antidepressivos se acumulam em manchas da membrana celular chamadas “ jangadas lipídicas ” e a acumulação foi associada a níveis reduzidos de uma molécula de sinal importante nas jangadas. Isso levou os pesquisadores a ter um outro método de ação de como os ISRSs podem afetar o cérebro.
Em relação ao tratamento, hoje em dia é praticamente consenso que as medicações antidepressivas são o tratamento de primeira escolha. Os antidepressivos não são medicações calmantes nem estimulantes (apesar de poderem ter este efeito, em alguns casos). Eles são, em primeiro plano, remédios que fazem a pessoa deprimida voltar ao "normal".
Qual o valor da corretagem da Rico?
Como funciona chuveiro a gás em apartamento?
Quais são as empresas multinacionais que atuam no Brasil?
Como usar as duas câmeras do Moto One?
Como funciona a previdência privada das empresas?
Como funciona um aquecedor de passagem?
Como funciona uma final de NBA?
O que faz a válvula de prioridade?
Como me tornar afiliado digital?
Como funciona a alavancagem na IQ Option?
Como tratar pessoas com deficiência física?
Pode descontar em dinheiro faltas nas férias?
Como funciona as danças de competição *?
Onde é feita a apuração dos votos no Brasil?
Como se pronuncia o nome dos membros do BTS em coreano?