Para saber se o seu corpo é alcalino ou ácido, pode fazer um teste à sua saliva ou urina. Basta testá-la com uma tira de pH, ao acordar, e comparar a cor resultante com a tabela inclusa neste teste. Para obter melhores resultados devem-se testar os níveis de pH durante 10 dias. Saiba que um pH neutro é 7.
As possíveis causas de acidez no sangue são a perda de substâncias alcalinas, como o bicarbonato, ou o acúmulo de ácidos na corrente sanguínea, como ácido lático ou ácido acetoacético, por exemplo.
A única forma de medir o pH do sangue é através do exame de sangue chamado gasometria arterial que só é realizado quando o indivíduo encontra-se internado na UTI ou no CTI. Esse exame é feito retirando uma amostra do sangue, e seu resultado mostra o pH do sangue, o bicarbonato, e a PCO2.
Os vegetais frescos, como aspargos, alface, tomate, alho, couve-flor, pepino, cenoura, espinafre, brócolis e batata, são alimentos alcalinizantes pois a digestão destes contribui para diminuir os resíduos ácidos no organismo, evitando o surgimento doenças como diabetes ou aterosclerose.
Existem formas naturais para tratar a acidez e alcalinizar o corpo, como ingerir mais verduras e frutas frescas e evitar alimentos industrializados, embutidos, alimentos cheios de açúcar refinado, bebidas com cafeína e cereais refinados. Esprema o limão e adicione o bicarbonato.
O equilíbrio ácido-básico é fundamental para a saúde. A hiperacidez é provocada principalmente pela alimentação incorreta e consumo de água ácida, estresse emocional, sobrecarga tóxica, reações imunológicas ou qualquer processo que prive as células de oxigênio e outros nutrientes.
Acidose é uma condição em que há um desequilíbrio nos níveis de ácido presentes no sangue. Isso pode acontecer por conta de um aumento na produção de ácidos naturais do corpo humano ou mesmo devido a problemas no pulmão que causam um acúmulo de gás carbônico na corrente sanguínea, por exemplo.
Dieta alcalina: conheça a alimentação que equilibra a acidez do organismo
Para manter-se saudável, o organismo precisa preservar a alcalinidade do sangue. O pH de uma pessoa saudável encontra-se na faixa de 7.1 a 7.5. A maior parte das pessoas acometidas de câncer apresenta um pH no tecido de 4,5. Esse ambiente é pobre em oxigênio e muito propício para instalação de câncer.
A acidose é considerada quando o sangue se torna mais ácido, com valores entre 6,85 e 7,35, enquanto que a alcalose, acontece quando o pH do sangue está entre 7,45 e 7,95. Valores de pH do sangue abaixo de 6,9 ou superiores a 7,8 podem levar à morte.
A única forma de medir o pH do sangue é através do exame de sangue chamado gasometria arterial que só é realizado quando o indivíduo encontra-se internado na UTI ou no CTI. Esse exame é feito retirando uma amostra do sangue, e seu resultado mostra o pH do sangue, o bicarbonato, e a PCO2. Saiba mais detalhes da gasometria arterial.
Um corpo ácido é propício para o desenvolvimento de bactérias, leveduras e muitas doenças. Para evitar essa situação, o próprio organismo se encarrega de retirar os minerais dos órgãos vitais e dos ossos para neutralizar o pH, tentando diminuir a acidez.
Em todo caso, sempre que o pH do sangue sofre alguma alteração, o corpo tenta corrigir essa alteração, com mecanismos de compensação, mas nem sempre isso é suficiente, e nos casos graves, pode haver necessidade de internamento no hospital. Mas antes disto acontecer o próprio corpo tenta normalizar o pH do meio, para manter o sangue neutro.
Quando Miguel sai do corpo de Dean?
O que acontece se estourar uma veia da cabeça?
Qual é o meu elemento da natureza?
É possível ter parto normal com a placenta anterior?
O que é uma consultoria de treino online?
Quantos litros tem o tanque do Scania r450?
Quais os cogumelos mais letais?
Quantas provas tem o atletismo nas Olimpíadas?
O que significa o nome Yausha?
Estou tomando melatonina e não consigo dormir?
Qual é o ramo de atividade de um hospital?
Como usar a beterraba para baixar pressão?
O que acontece se eu caminhar todos os dias?
O que é Aquiles na mitologia grega?