As orações subordinadas substantivas são aquelas que desempenham o papel de substantivo na frase. Elas podem exercer as funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e aposto.
As Orações Subordinadas Substantivas exercem papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases com funções sintáticas de sujeito, predicado nominal, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, ou aposto. Elas podem se apresentar na formas desenvolvida ou reduzida.
São chamadas de Conjunções Subordinativas Integrantes aquelas que introduzem as Orações Subordinadas Substantivas. Estas conjunções atuam sintaticamente como conectivos.
Orações Coordenadas são aquelas que são independentes uma da outra pois não exercem funções sintáticas entre elas. Orações subordinadas são aquelas que exercem função sintática sobre a oração principal, completando seu sentido e sendo dependentes dela.
As Orações Subordinadas Adjetivas são aquelas que exercem a função sintática de adjetivo. Geralmente, são introduzidas por pronomes relativos (que, quem, qual, quanto, onde, cujo, etc.), os quais exercem a função de adjunto adnominal do termo antecedente.
A oração destacada é uma O. S. substantiva objetiva direta desenvolvida ou apenas O. S. substantiva objetiva direta. É perceptível a presença de conectivo - "que" - e de verbo flexionado no presente do subjuntivo - "tenham".
Oração subordinada substantiva apositiva É aquela que exerce a função de aposto de um termo da oração principal. Exemplos: Esse era meu maior receio: que você não aceitasse meu pedido de casamento.
As Orações Subordinadas são aquelas que exercem função sintática sobre outras, ou seja, a oração que subordina ou depende da outra. Dependendo da função que desempenham, os tipos de oração subordinada são substantivas, adjetivas ou adverbiais.
Elas podem exercer as funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e aposto. Vale lembrar que as orações subordinadas são orações dependentes, uma vez que para terem o sentido completo, possuem uma relação sintática com outra.
Além das orações subordinadas substantivas, existem também as orações subordinadas adjetivas, que têm a mesma função que um adjetivo na oração, e as orações subordinadas adverbiais, que têm a mesma função que um advérbio na oração. Saiba tudo sobre orações subordinadas adjetivas e as orações subordinadas adverbiais.
As Orações Subordinadas Substantivas são aquelas que possuem papel de substantivo e podem exercer as funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento ...
Já as orações reduzidas, diferentemente das orações desenvolvidas, não são introduzidas por conjunções ou pronomes. Possuem verbos conjugados numa das formas nominais. Saiba tudo sobre as orações reduzidas.
Como plantar a semente do abricó-de-macaco?
Como plantar flores em caixas de madeira?
Como ganhar dinheiro com a Mary Kay?
Como preparar a garrafa PET para o plantio?
Como ganhar seguidores pelo Bume?
Quanto tempo dura um pé de couve?
Como saber se tenho pontos no cartão Mastercard?
Como Cultivar jabuticaba no quintal?
Como Ganhar Skin de graça no Free Fire?
Como ganhar ficha Lendaria Clash Royale?