Como saber se sou descendente de italiano: pedir a cidadania italiana
Suponhamos que você tenha uma pista que a sua ascendência italiana venha do lado do seu pai. Comece sempre pela linha que você suspeita que tenha origem italiana. Na certidão de nascimento dele irá constar o nome dos seus avós (pais de seu pai) e dos seus bisavós (avós de seu pai).
Se você já for inscrito no AIRE, por meio do consulado da Itália da sua circunscrição, você poderá visualizar a sua situação cadastral acessando o site do FAST-IT e clicando no link ANAGRAFE CONSOLARE E AIRE e, depois, em Visualizzare la propria scheda anagrafica.
Entre os descendentes de italianos são incluídos filhos, netos, bisnetos e trinetos de italianos natos, e são considerados de jure cidadãos italianos, baseada no conceito jus sanguinis, em que todos aqueles que têm sangue italiano são igualmente italianos, sem diferenças daqueles nascidos na Itália.
Uma segunda opção de pesquisa para encontrar informações sobre a chegada do imigrante italiano no Brasil é a plataforma digital Entrada de Estrangeiros no Brasil – Porto do Rio de Janeiro.
Acesse o FamilySearch.org e visualize sua Árvore Familiar. Encontre um antepassado que tenha nascido antes de 1830. Selecione o antepassado e mude a visualização para Descendência. Para expandir os descendentes de seu antepassado, clique na seta próxima ao nome da pessoa, procurando por registros sugeridos à direita.
Para eventual consulta é possível enviar um e-mail [email protected] informando o ano de envio e o nome do requerente.
Normalmente as inscrições e atualizações junto aos Consulados Italianos de São Paulo e Curitiba demoram entre dias, dependendo do caso e do período do ano.
Italianos são muito barulhentos: falam alto, batem porta, pisam forte. É um povo sonoro e musical. Assoam o nariz alto, espirram vocalizando, falam ao telefone aos berros. A hora do jantar na Itália é uma sinfonia de pratos e talheres batendo, conversas altas e risadas.
De fato, um italiano naturalizado brasileiro deixou de ser italiano (apenas no papel, é claro!, porque no coração ele será eternamente italiano!). Em termos legais, portanto, ele não pode passar o direito à cidadania italiana para seus descendentes – e isso é uma má notícia para muitos brasileiros!
Já deu para imaginar onde vamos chegar com isso, não é mesmo…? Pois é, se você pretende solicitar o reconhecimento da cidadania italiana porque possui antepassados que nasceram na Itália (a chamada “cidadania ius sanguinis”), é muito importante descobrir se o seu antepassado se naturalizou brasileiro.
Em termos legais, portanto, ele não pode passar o direito à cidadania italiana para seus descendentes – e isso é uma má notícia para muitos brasileiros! Vamos aprender abaixo a descobrir se seu parente italiano se naturalizou brasileiro, o que são a CNN e a CPN e quais passos seguir para assegurar seu direito à cidadania na Itália.
Quais foram as principais contribuições de Galileu para o nascimento da ciência moderna?
Como os fungos podem ser utilizados pelos seres humanos?
O que significa a palavra Iphan?
Qual é a frase do signo peixe?
Como é feita a retirada de um cisto sebáceo?
Qual o valor posicional do número 5?
Que alimento pode substituir o ovo?
Pode limpar monitor com lenço umedecido de bebê?
Qual a importância dos recifes de corais para a sustentação e manutenção da biodiversidade marinha?
Como saber se uma pinta e câncer?
Quantos minutos é considerado atraso?
Quanto ganha um guarda municipal Campo Grande?
Como se faz um texto descritivo?
O que são estratégias de ensino?
Como identificar um composto insaturado?
Como energizar e limpar quartzo rosa?