Ela precisa ter:
Taioba-brava Já no caso de ingestão, a planta pode causar inchaço dos lábios e língua, dificuldade para engolir, sensação de falta de ar, dor de barriga muito forte, náuseas, vômitos e diarreia.
A taioba tem variações: a conhecida como “brava” (Colocasia antiquorum Schott) é tóxica e normalmente pode ser identificada por seus talos e folhas verde-arroxeadas, enquanto a taioba comestível apresenta folhas e talos verde-claros.
A taioba-brava não é indicada para o consumo humano pois possui alta concentração de oxalato de cálcio, uma substância que pode causar asfixia, ardor na garganta e na boca.
Sintomatologia: Logo após a ingestão de qualquer parte da planta, ou do simples ato de mastigá-la, surgem intensas manifestações: irritação de mucosa; edema (inchaço) de lábios, língua e palato; com dor em queimação, salivação; dificuldade de engolir; cólicas abdominais; náuseas e vômito.
A taioba comestível pode ser refogada e os pecíolos (talos maiores das folhas) podem ser fritos ou empanados. Refogada na frigideira, no óleo ou no azeite, a hortaliça não pinica, garante.
Um dos motivos, certamente, é a falta de conhecimento dos consumidores - e até dos produtores - para diferenciar a mansa da brava. Ambas têm oxalato de cálcio, mas o alto teor da segunda a torna muito tóxica. Daí a importância de saber a diferença entre as duas e sempre escaldar mesmo a taioba mansa antes de usar.
Os principais benefícios da taioba são:
Muitas plantas estão sendo estudadas e apontadas como vantajosas para a nossa alimentação. Uma delas é a taioba, considerada por muitas pessoas um simples planta, ou uma “erva daninha”, porém o que poucos sabem é que há muitos benefícios da taioba para a saúde.
Há benefícios da taioba também neste sentido, pois ela é rica em potássio que ajuda a manter os níveis da pressão arterial estáveis. Isso acontece porque o potássio atua como um vasodilatador, o que impede que a pressão sofra picos e se mantenha normal.
Não confie cegamente na aparência da mordida para determinar se há veneno ou não presente. Observe se há dor leve, coceira e inchaço com uma mordida não venenosa. Se você foi mordido por uma espécie não venenosa, os sintomas serão provavelmente mais leves. Entretanto, ainda é importante que ela seja analisada por um médico imediatamente.
Ela é também uma espécie de crotalídeo e também a mais comum cobra venenosa presente nas Américas. À parte da cabeça triangular e do corpo pesado, sua característica mais peculiar é o chocalho na ponta da cauda. Em alguns casos, pode ser que haja apenas um botão (um segmento único do chocalho) ou uma cauda quadrada no caso de tê-lo perdido.
Como ter força no agachamento?
Como funciona a transferência de uma arquivo na internet?
Como faço para reivindicar uma Página do Facebook?
Como transferir o dinheiro da nota fiscal para conta poupança?
Qual é o papel e ou função do farmacêutico na atenção básica SUS?
Como pintar um desenho corretamente?
Onde tirar o Creci em Ribeirão Preto?
Como fazer backup do WhatsApp GB para outro celular?
Qual melhor massageador para drenagem Linfatica?
Como faço para sacar a multa do FGTS?
Qual o salário de um agente financeiro?
Como usar o Lysoform no tapete sanitizante?
Como fazer para deixar de ser fiador do FIES?
É necessário ter o Adobe Flash Player?
Como usar aspirador de pó vertical Mondial?