Portanto, diferentemente do senso comum, a cultura como forma de representar a realidade existe em todos os lugares e indivíduos, não havendo, portanto, pessoas que têm e pessoas que não têm cultura.
RESUMO: A cultura pode ser entendida como um conjunto de manifestações que inclui crenças, artes, leis, costumes e moralidade, além de outros elementos presentes numa sociedade, que surgem das necessidades, criações e regulamentações fornecidas pelos membros de cada comunidade que compõe esta sociedade.
A cultura interfere diretamente no comportamento humano. A cultura inclui as crenças, a arte, a moral, a Lei, a ética, os costumes, os hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade e família.
A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
01) define cultura como: “o conjunto dos traços característicos do modo de vida de uma sociedade, de uma comunidade ou de um grupo, aí compreendidos os aspectos que se podem considerar como os mais cotidianos, os mais triviais ou os mais "inconfessáveis".
40 curiosidades que você vai gostar
O que é Cultura? Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. Ela é repassada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes.
Serve para manter o homem vivo e a respirar todas as artes intrínsecas à Cultura. É crer em algo que transporta as pessoas e a sua percepção de finitude. Devolve-nos a identidade e permite a apropriação da realidade esquecida que vive em nós.
A cultura proporciona prazer em SER, FAZER e PERTENCER, sendo este o prazer sadio de viver e é uma força capaz de reverter muitos problemas, como os das drogas e criminalidade dentro de uma sociedade. Ela fortalece os aspectos e a identidade pessoal e social do indivíduo e condições de bem-estar.
Trata-se de ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais e conhecimentos adquiridos a partir do convívio social, que podem ser mutáveis ou não, ao longo do tempo.
Trabalhar com a arte e a cultura brasileira na Educação torna possível a construção da identidade individual e coletiva, pautada em valores que vão muito além dos divulgados pelos meios de comunicação de massa.
O conjunto de práticas e as redes de significados compartilhados em grupamentos sociais formam o processo cultural. Tem permanência de tempo, tem caráter de coletividade e tem continuidade, além da vida de quem a cria (Laraia). Este processo realiza a construção social da realidade.
A cultura brasileira atual é influenciada fortemente pelos elementos da indústria cultural. Além desses fatores, existem outros oriundos da cultura produzida nas periferias, que não necessariamente são frutos da indústria cultural.
O indivíduo aprende cultura por meio do grupo social. (...) Cada geração transmite às gerações seguintes a cultura do grupo no processo de socialização.
Tipos e exemplos de culturaExemplos: música erudita, teatro, pintura acadêmica e gastronomia gourmet.Exemplos: Carnaval, samba, folclore, catolicismo popular e comidas típicas.Exemplos: futebol, pop, astrologia, Coca-Cola e McDonald s.
Nas vivências com a cultura popular é onde nos encontramos com nossas raízes. Em suas diversas expressões musicais e coreográficas podemos estabelecer contato com a nossa ancestralidade e sentir que somos parte de um corpo coletivo que projeta alegria e liberdade por onde passa.
Como exemplos, podemos citar as tradições, as festas populares, os saberes e valores partilhados por um grupo social, sua música e dança, as comidas, lendas e até mesmo o “jeito de ser” de uma população.
Em linhas gerais, a cultura organizacional é um conjunto de características que demonstram os valores, as crenças e a missão de uma empresa. Quando falamos em cultura nas organizações, portanto, estamos nos referindo à forma como ela se apresenta no dia a dia e como ela pauta o comportamento das pessoas.
Por ser uma herança social, o ser humano “recebe” a cultura dos seus antepassados, mas cada pessoa, cada indivíduo é capaz de modificar a cultura herdada, pois a cultura é modificável, flexível, o ser humano “recebe” a cultura e a remodela, portanto a cultura não é fixa.
A cultura brasileira é representada pelo conjunto de tradições, manifestações culturais, costumes, culinária e religião dos povos que viveram no país ao longo da história. Devido a um grande processo de miscigenação de etnias, o Brasil é um dos países com maior diversidade cultural do mundo.
A cultura é construída através do diálogo entre as pessoas no dia a dia. Nessa interação social é construído gradativamente símbolos e significados que tem sentido a essas pessoas, e são compartilhados entre elas.
Para as ciências sociais (entre elas a sociologia e antropologia), cultura é uma rede de compartilhamento de símbolos, significados e valores de um grupo ou sociedade. São formados artificialmente pelo homem, ou seja, de uma maneira não natural.
A cultura é formada por um conjunto de fatores que a organizam e lhe fornecem estrutura. Esses elementos são: conhecimentos, crenças, normas, valores e signos.
A diversidade da cultura no Brasil também contou com a influência de outros países europeus. Além da herança da cultura portuguesa em grande parte do território nacional, a Alemanha e a Itália exerceram papel importante na formação da cultura brasileira, especialmente na região Sul e Sudeste.
São índios, portugueses, africanos, árabes, italianos, espanhóis, alemães, japoneses e muitos outros povos que ajudaram a formar a população brasileira. Porém, dentre todos esses povos, pode-se destacar três nações que foram fundamentais na origem do povo brasileiro: os indígenas, os portugueses e os africanos.
A diversidade cultural no Brasil é ampla desde o processo de colonização de nosso país. Prova disso é o fato de que não há um traço fenotípico único que caracterize o brasileiro, como existe com povos de diferentes localidades da África e da Europa, da Índia ou dos países da Ásia Oriental.
Quando e como começou o transporte marítimo?
Em que ano foi criado o fogão?
Como iniciar as considerações finais de um artigo?
Para que serve o diodo 1N4001?
Quanto tempo demora para entregar a segunda via da certidão de nascimento?
Quais as brincadeiras mais antigas?
O que causa lesão na coluna cervical?
Quantos volts bateria do celular?
Quantas partidas para liberar rank Valorant?
O que o excesso de proatividade pode causar para o profissional?
Quais são as preliminares de mérito no processo penal?
Quais outros atos que podem responsabilizar o advogado na sua atuação profissional?
O que é validação de segurança?
É possível a alteração da competência no curso do processo?
Qual é a pena por estelionato?
Como reproduzir vídeo em formato AVI?