Para descobrir qual é a rentabilidade de uma empresa, basta dividir o seu lucro em um determinado período de tempo, pelo valor do investimento inicial, ou seja, o valor da empresa atualmente. O resultado obtido, em percentual, equivale à rentabilidade deste negócio no período correspondente.
Um bom benchmark para investimentos da renda fixa pode ser a taxa CDI. Ela é uma ótima referência para os investimentos da renda fixa porque a taxa CDI é a média pela qual os Bancos conseguem dinheiro emprestado, e geralmente é a taxa de referência pra grande parte dos investimentos da renda fixa.
Como calcular Para chegar à rentabilidade, basta você dividir o lucro da empresa em um determinado período pelo valor do investimento inicial (ou o valor atual do negócio). O resultado em percentual representará a rentabilidade do seu empreendimento no período correspondente.
Basicamente é quando o retorno que você tem com determinado investimento e/ou aplicação é alto. Por exemplo, 100% do cdi é o ideal que investimentos de renda fixa deveriam pagar, no mínimo. Ou seja, quanto mais acima do cdi for a rentabilidade, mais alta ela é.
Segundo o SEBRAE (2008), a lucratividade esperada para micro e pequenas empresas é de 5% a 10% sobre as vendas. Já a rentabilidade avalia o retorno sobre o investimento.
Um dos principais indicadores de rentabilidade de uma empresa é o retorno sobre o capital próprio, aplicado com o objetivo de mostrar a rentabilidade dos recursos investidos pelos sócios ou acionistas da empresa.
Quando a taxa Selic está abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% dessa taxa. Ou seja, se a Selic estiver em 5% ao ano, a poupança renderá 3,5%. Contudo, se compararmos esse rendimento com o do Tesouro Selic, o título mais conservador do Brasil, a poupança fica atrás. Isso porque esse título rende 100% da Selic.
Todo bom investidor sabe que existem três fatores que precisamos considerar na hora de investir nosso dinheiro. É o chamado “Tripé dos Investimentos”, composto por rentabilidade, liquidez e segurança. Veja como cada um deles pode influenciar na hora de aplicar seu suado dinheiro.
Entender a rentabilidade e calcular de quanto ela será depois de determinados períodos de tempo é essencial – afinal, é ela quem determina, em grande parte, se o investimento valerá a pena ou se é o mais adequado para seus objetivos. A rentabilidade pode ser indicada de duas maneiras diferentes: bruta ou líquida.
Basicamente, a rentabilidade é a taxa de quanto sua aplicação vai pagar sobre o valor investido – em outras palavras: ela é uma porcentagem que indica o quanto você irá ganhar.
A rentabilidade é o retorno financeiro de um investimento. Portanto, quando você investe, ao resgatar o dinheiro, o valor vem acrescido de juros. Ou seja, o dinheiro a mais representa a sua rentabilidade. No mundo dos investimentos, estamos sempre em busca de boas aplicações que rendam bem, ou seja, que possuam rentabilidade.
Como tonalizar luzes com tinta?
Como se escreve gratidão meu Deus por tudo?
Quais são os 4 pilares do SUS?
O que pode ser quando o cachorro vomita uma espuma branca?
Quanto tempo dorme bebe 4 meses?
Como se dá a formação do queijo?
O que aconteceu com o Jeon Jungkook?
Como fazer uma avaliação neuropsicológica infantil?
Quais multas perde a CNH provisória?
Qual a diferença entre o óleo mineral semi sintético e sintético?
O que se entende por transdisciplinaridade?
Como melhorar o sono de quem trabalha por turnos?