Veja a seguir alguns dos principais sinais de alerta!
[...] considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras.
Portanto, o uso correto dos termos são:
As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.
E no Brasil a situação não é diferente, já que a grande maioria dos surdos não tem uma boa compreensão do português, ou seja, não entendem ou têm dificuldades para ler e escrever. Por conta disso isso, eles dependem exclusivamente da língua de sinais para se comunicar e obter informação.
Linguístico: as línguas de sinais, de características visuoespaciais, são as línguas naturais para as pessoas surdas. A língua de sinais é tão complexa quanto qualquer outra. ... Em salas de aula, eventos públicos ou mesmo na televisão, deve ser feita a tradução entre a língua oral e a de sinais por um intérprete.
Descubra algumas dicas para saber como conversar com um surdo
7 dicas de como melhorar a comunicação com deficientes auditivos
O grupo das pessoas com deficiência auditiva compreende a pessoa surda, com sua língua e cultura próprias, e a pessoa com perda auditiva, que se identifica com a cultura ouvinte e, quando necessário, busca meios de reabilitação auditiva para se comunicar através da fala.
Chama-se pessoa Surda (ou Surdo) àquela que é portadora de surdez e que possui uma identidade, uma cultura, uma história e uma língua. Em meados dos anos setenta, emergiu uma nova forma de encarar a surdez, que encara o Surdo como pertencendo a uma comunidade linguística minoritária, pelo facto de usar uma língua distinta da maioria ouvinte.
Há que se respeitarem as diferentes identidades. Em todo caso, para a construção destas identidades impera sempre a identidade cultural, ou seja, a identidade Surda como ponto de partida para identificar as outras identidades Surdas. Esta identidade se caracteriza também como identidade política, pois esta no centro das produções culturais.
Já as pessoas que nascem surdas-mudas, para terem os seus raciocínios estimulados, diferente do que muita gente imagina, podem ter raciocínio e uma mentalidade produtiva mesmo sem a possibilidade de ‘ouvir’ mesmo dentro dos pensamentos internos, podem compreender as coisas através da linguagem dos sinais. Mas e quando a pessoa é cega, surda e muda?
Estão presentes entre os Surdos que passam de um pais a outro ou, inclusive passam de um Estado brasileiro a outro, ou ainda de um grupo Surdo a outro. Ela pode ser identificada como o Surdo carioca, o Surdo brasileiro, o Surdo norte-americano. É uma identidade muito presente e marcada.
Quais as retenções de uma nota fiscal de prestação de serviços pessoa física?
Qual é o objetivo da descrição?
Qual a importância da diversidade no mercado de trabalho?
Qual a diferença entre representante comercial e vendedor externo?
Qual as palavras mágicas da simpatia do pé?
O que significa a palavra medial?
Quando colocar sal no churrasco?
Como fazer o for para em Java?
Qual é a diferença entre a forma de pólipo e medusa dos cnidários?
Que fermento não contém glúten?
Quem pode ser diretor de escola particular?
Como evitar o Cupka em Fnaf 4?
Qual o custo de vida mais caro do mundo?
Quais são as faltas do taekwondo?