Os rubis de verdade brilham com um vermelho profundo, vívido, quase de semáforo. As pedras falsas costumam ser opacas: elas são claras, porém não brilhantes. Se a gema estiver mais para vermelho-escuro, ela pode ser granada em vez de rubi.
As pedras que costumam ser usadas para imitar o rubi incluem a granada, a turmalina, o vidro e as gemas compostas. As granadas são pedras de silício opacas e vermelho-escuras. Elas são bem mais macias do que um rubi. A turmalina é um mineral de silício vermelho-rosado.
Entretanto, há muitas pedras falsas por aí, e pode ser difícil decidir se uma delas é real. No final das contas, a maneira mais certeira de saber é levando a gema a um joalheiro certificado. Em casa, você pode avaliar a autenticidade dela observando sua cor e sua dureza. Use uma lupa de 10x, se possível, para inspecionar a pedra.
Todavia, se quiser um método mais minucioso e preciso, você precisará de ferramentas especiais para examinar o interior da pedra. Invista em uma tabela de identificação de pedras preciosas.
Você pode descobrir se uma pedra é sintética observando algumas características. Pedras sintéticas geralmente têm padrões curvilíneos em sua estrutura ao invés de padrões angulares. Bolhas de gás são aquelas bolinhas de ar dentro da pedra que, se surgirem em largas fileiras, geralmente indicam a falsidade da peça.
Como ver conversas silenciadas no WhatsApp?
Quais são os estágios do câncer?
Qual o tamanho máximo de um muro?
Quanto tempo esperar o motor esfriar para colocar água?
Qual a finalidade inicial do chamado plano americano?
Quem os gigantes temiam mitologia nórdica?
Como destruir um disco rígido?
Qual a relação da vitamina D com o câncer?
Como funciona uma cooperativa de trabalho?
O que a Bíblia fala sobre a Torre de Babel?
Qual o momento de pedir a desconsideração da personalidade jurídica?
Quais dessas extensões são perigosas *?
O que acontece com a multa depois de um ano?
Para que serve um defensor público?