A palavra "bastante" pode funcionar como adjetivo ou advérbio. Quando adjetivo, admite flexão de número e concorda com o nome a que se refere. Nesse caso, pode ser substituída por muitos(as) ou por suficientes. Quando advérbio, o termo não deve ser flexionado.
Bastante ou bastantes?
Significado de Muitos Etimologia (origem da palavra muitos). Plural de muito.
Quando usado como adjetivo, “bastante” assume significado de “suficiente”, devendo ser flexionado de acordo com o substantivo que o acompanha. Veja: – Há motivos bastantes para o divórcio. – Os salgados e as bebidas não serão bastantes para a festa. – O álibi foi bastante para retirar as acusações.
É importante saber: Adjetivo é uma palavra que delimita, especifica, qualifica. Tem uma relação direta com o termo que ele está delimitando (geralmente, o substantivo) e com ele faz concordância (número e grau). Advérbio denota uma circunstância em que as coisas ocorrem. É muito ligado ao verbo.
Outro fator que diferencia advérbio de adjetivo é o termo que cada um acompanha. ex: Cidades (substantivo) grandes (adjetivo) têm muitos desafios a enfrentar. Advérbios – o advérbio se conecta e modifica os verbos, os advérbio e os adjetivos. ex¹: Ele correu (verbo) insanamente (advérbio) para não se atrasar para o compromisso.
Advérbio Gramática O advérbio, assim como as outras classes gramaticais, possui uma função específica: a de indicar a circunstância em que se encontra o processo verbal.
O que o cachorro da raça Shih Tzu pode comer?
Qual a lei que diz que não somos obrigados a nada?
O que é o pensamento abstrato?
Quantos km o Palio 2008 1.4 faz por litro?
Vai ser feriado Dia 9 de julho?
Qual número ligar para bloquear aparelho celular?
Quem tem mais terras no Brasil?
O que é representante de vendas?
Quando eu tenho direito a carro reserva?
Quais são os princípios pedagógicos?
O que fazer se o terçol não desaparece?
O que significa BTS em coreano?
Porque decúbito lateral direito?
O que fazer quando a tatuagem da alergia?