Em primeiro lugar temos a gelatina em si, que é proteína extraída dos ossos, cartilagens, tendões, peles, etc., dos animais, e que, dissolvida em água quente, toma a consistência de geleia. Por isso, a gelatina não é um ingrediente vegano nem vegetariano.
Bem, o ágar-ágar (ou “kanten” em japonês) é a gelatina vegetal, extraída por meio do processo de fervura de algas vermelhas (do gênero Gelidium). Ela é muito usada na alimentação oriental e ganha cada vez mais adeptos no mundo todo, pois seus benefícios à saúde são muitos.
Oetker lançou as Gelatifruti, uma opção de gelatina feita com polpa de frutas e sem nenhum ingrediente do tipo. Feito à base de amido de milho, além de nada animal a nova gelatina também não vem adoçada.
Feitas com ágar-ágar (ingrediente extraído de algas marinhas) ou goma guar (um tipo de fibra solúvel), as receitas de gelatina vegana são simples e podem ser incrementadas com diferentes ingredientes. ...
Sim, existe e hoje vamos falar sobre ela! Como mostrei no post anterior sobre o porquê ovolactovegetarianos não deveriam consumir gelatina, expliquei que as gelatinas tradicionais são feitas a partir do colágeno dos ossos, cascos e tecidos de ligação de vacas ou porcos.
A gelatina de origem animal é a gelatina mais vulgar. É composta principalmente por uma proteína chamada colagénio, que é extraída de várias partes dos animais. Devido à sua composição proteica, muitas vezes considera-se que a gelatina é uma sobremesa “saudável” (em breve irei escrever um post dedicado ao lado supostamente saudável da gelatina…).
O resultado é um pó branco idêntico à gelatina de origem animal, só que mais saudável e ético. Por ser de origem vegetal, a ágar oferece risco praticamente zero de contaminação por bactérias que causam doenças graves. O preço da gelatina vegetal é aparentemente maior que o da convencional.
A gelatina convencional é feita a partir da fervura de ossos, tendões, pele e restos de animais que são mortos nos abatedouros. O mais comum é que sejam restos de bois e de porcos. Já a ágar, é obtida com a fervura de algas marinhas.
Atualmente existem no mercado dezenas de variedades de gelatinas, com muitos sabores diferentes, desde os mais tradicionais até sabores bastante improváveis (ainda me lembro quando havia o sabor de morango e pouco mais…). Além dos sabores, há também outra diferença importante que é a origem da gelatina.
Como podemos classificar uma expressão algébrica?
Como é 1957 em algarismo romano?
Como é definida a atividade industrial *?
Quais os métodos da psicologia jurídica?
Como se escreve 1997 em algarismos romanos?
Qual a classificação da Constituição Federal de 1988?
Qual é o conceito da Idade Média?
É possível uma definição para a filosofia?
Quais os sintomas da falta de melatonina?
Como saber se a pessoa é do bem?
Quando posso pedir o desenquadramento do MEI?
Como conseguir financiamento no Banco do Brasil?
Quando você quebra o nariz ganha rinoplastia?
Como inicializar o sistema PS4?
Como era a vida no Brasil na hiperinflação?