Uma frase está na voz passiva quando o sujeito gramatical sofre a acão verbal, ou seja, quando é o paciente de uma ação que é praticada pelo agente da passiva.
Na voz ativa, o sujeito pratica a ação. Exemplo: O menino tirou a foto. Na frase acima, “o menino” é o sujeito que pratica a ação de tirar a foto.
Exemplos de frases na voz passiva. O trabalho foi realizado por mim. Todas as queixas foram ouvidas pelo responsável. Fez-se a receita de acarajé. Leram-se as indicações. A voz passiva pode ser classificada em analítica ou sintética, de acordo com o seu processo de formação.
Além da voz passiva, existem mais duas vozes verbais na língua portuguesa: a voz ativa a voz reflexiva. A diferenciação entre voz reflexiva, voz ativa e voz passiva ocorre por conta da função do sujeito da oração. A voz ativa é aquela onde ocorre uma ação verbal praticada pelo sujeito.
Na letra b) a frase é um exemplo de voz passiva pronominal, também chamada de voz passiva sintética, pois é formada pela partícula "se" + verbo conjugado na terceira pessoa. Além disso, a frase indica uma ação (o ato de encerrar) sofrida/recebida pelo sujeito paciente (as inscrições), e não praticada por ele.
A voz verbal indica uma relação que se estabelece entre o verbo e o sujeito sintático. Em uma oração na voz passiva, o sujeito é o paciente do processo expresso pelo verbo. Ouvir: Como transformar uma oração na voz ativa em passiva?
Quais as fases da Síndrome de Burnout?
Qual é a diferença entre judeus e cristãos?
Qual é a defesa do peixe baiacu?
Quando vai ser a próxima Lua de Sangue?
Quais são os meios de comunicação mais antigos?
Quais são os tipos de penhora?
Quais são os principais indicadores de resultados?
Qual a origem dos sintomas segundo a psicanálise?
Quantas vezes devo rezar o salmo?
Como limpar o cache do WhatsApp?
Qual a sobrancelha que dura mais?
Qual é mais forte diazepam ou clonazepam?
Como preservar flores naturais?
Quais são os benefícios do choro?