O período de uma dízima periódica é formado pelos algarismos que se repetem nela. Portanto, na dízima 23,5656565…, o período é 56. Quando a dízima possui alguns algarismos antes do período, esses algarismos são chamados de antiperíodo. Por exemplo, na dízima 12,321559559…, o período é 559, e o antiperíodo é 321.
Na dízima periódica composta, pode haver uma parte inteira e há um ou mais algarismos entre a vírgula e o período, que não entram na composição do período. Esse conjunto de algarismos que aparecem na parte decimal sem participar do período é chamado de anteperíodo.
Existem dois tipos de dízimas periódicas, as simples, quando existe somente o período na parte decimal, e as compostas, quando a sua parte decimal tem período e o antiperíodo.
Uma dízima periódica simples possui uma parte inteira (que vem antes da vírgula) e o período, que vem depois da vírgula.
Em alguns números racionais, a representação decimal (aquela em que a divisão 'nunca acaba') apresenta uma repetição periódica e infinita. São chamados de numerais decimais periódicos ou de dízimas periódicas. É chamado de período o número que se repete, por exemplo: 5 9 = 0 , 5 5 5 …
Uma dízima periódica composta possui parte inteira (que vem antes da vírgula), parte não periódica e período, que vem depois da vírgula. O que diferencia uma dízima periódica simples de uma composta é que, na simples, só há o período depois da vírgula; na composta, existe uma parte que não se repete depois da vírgula.
Tem cura trombose hemorroidária?
Como se escreve a palavra encaixe?
Como se escreve a palavra Pro?
Como se escreve enchendo o saco?
Como é que se escreve engenho?
Como se escreve a palavra escocês?
Como se escreve Emboçar parede?
Como se escreve empanado ou empanado?
Qual o melhor cesto de roupa suja?
O que é uma esteira de academia?
O que é diminutivo de palavra?